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dc.contributor.authorLima, Karlos Nathan de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-04-02T19:39:16Z-
dc.date.available2019-04-02T19:39:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, Karlos Nathan de Oliveira. A legislação vigente no brasil a respeito dos aplicativos de transporte individual de passageiros na modalidade privada. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12832-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise da legislação vigente no país a respeito dos aplicativos de transporte individual de passageiros na modalidade privada. De todos os tópicos passíveis de análise o último irá demonstrar se realmente a lei 13.640/2018, responsável pela regulamentação do serviço prestado pelos aplicativos, conseguiu resolver na integralidade todos os problemas relatados ao longo deste trabalho. A partir da análise histórica dos transportes individuais de passageiros verificou-se que os mesmos foram criados há milhares de anos e em diversas formas. Ao longo do tempo com a criação de outras formas de transporte foi possível perceber o surgimento dos problemas no trânsito, problemas estes que estão presentes na vida das pessoas até hoje. Será apresentado o contexto histórico individual do táxi e da Uber, escolhida por representar os aplicativos por ser a precursora no seguimento. Foi necessário, primeiramente, o estudo da legislação que trata da mobilidade urbana da população concomitantemente com a legislação a respeito dos táxis que são os responsáveis por realizarem o transporte individual de passageiros na modalidade pública. É possível perceber que a legislação não faz menção ao transporte que é realizado pelos aplicativos, fazendo necessário a apresentação dos princípios constitucionais que autorizam a realização do serviço, bem como ajudam na argumentação de uma possível regulação. Com o objetivo de analisar os motivos de ambas as partes, este trabalho apresenta os problemas que foram causados com a vinda da Uber para o Brasil. Contudo, apresenta também os argumentos que são feitas para a proibição do serviço, bem como os argumentos favoráveis ao serviço. Por fim, será feita a análise da lei 13.640/2018 que ficou conhecida como a Lei do Uber e foi criada para regulação do transporte individual de passageiros na modalidade privada, alterando a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, 12.587/2012, que mencionava o serviço apenas na modalidade pública. Serão expostos os problemas que a delegação de competência aos Municípios e o Distrito Federal podem causar com a fiscalização e legislação dos serviços prestados pelos aplicativos em suas respectivas regiões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-04-02T11:04:39Z No. of bitstreams: 1 21256756.pdf: 954516 bytes, checksum: 05b901da7450be3cbb2fc69d871e2c61 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUberpt_BR
dc.subjectTáxipt_BR
dc.subjectTransporte individualpt_BR
dc.subjectModalidadept_BR
dc.subjectPúblicapt_BR
dc.subjectPrivadapt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.titleA legislação vigente no brasil a respeito dos aplicativos de transporte individual de passageiros na modalidade privadapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorMOURA, Humberto Fernandes dept_BR
dc.description.urlhttps://repositorio.uniceub.br/jspui/retrieve/36544/21256756.pdfpt_BR
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