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dc.contributor.authorOliveira, Taynah Menezes de-
dc.date.accessioned2019-04-08T19:50:58Z-
dc.date.available2019-04-08T19:50:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Taynah Menezes de. O paradigma da proteção integral e as inovações da Lei 13.509/2017: o programa de apadrinhamento e a revogabilidade do instituto da adoção. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12902-
dc.description.abstractO artigo trata das inovações trazidas pela Lei nº 13.509/2017, no que toca ao programa de apadrinhamento e a revogabilidade do instituto da adoção, e tem por objetivo analisar se essas duas inovações estão em sintonia com o paradigma da proteção integral. Para tanto, a partir da revisão da literatura e análise de documentos legislativos realizou-se uma abordagem sobre o processo de construção desse paradigma, os seus princípios basilares, bem como alguns aspectos acerca do instituto da adoção. Por fim, foram analisadas essas duas inovações trazidas pela Lei nº 13.509/17, considerando o objetivo do programa de apadrinhamento e as características do instituto da adoção. O programa de apadrinhamento tem por objetivo apoiar as crianças e adolescentes que se encontram nos programas de acolhimento familiar e institucional com chances reduzidas de serem adotadas. Da análise foi possível concluir que o programa de apadrinhamento atende aos elementos que informam o paradigma da proteção integral, mormente o melhor interesse da criança e do adolescente a ele vinculado, pois possibilita a convivência comunitária, além de propiciar efetivo apoio material para atendimento de alguns direitos fundamentais, a exemplo do direito à saúde e à educação. Contudo, quanto à possibilidade de revogação da adoção, observou-se que ela esbarra em princípio de patamar constitucional, qual seja a igualdade entre filhos biológicos e adotivos e, nesse sentido, afronta o paradigma da proteção integral, o que pode ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-04-03T13:35:15Z No. of bitstreams: 1 21424397.pdf: 258045 bytes, checksum: b4ffaf3551fdb4ae7b77ae8824a69d75 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-04-08T19:50:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21424397.pdf: 258045 bytes, checksum: b4ffaf3551fdb4ae7b77ae8824a69d75 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProteção integralpt_BR
dc.subjectCriança e adolescentept_BR
dc.subjectApadrinhamentopt_BR
dc.subjectRevogaçãopt_BR
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.titleO paradigma da proteção integral e as inovações da Lei 13.509/2017: o programa de apadrinhamento e a revogabilidade do instituto da adoçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorSOUZA, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn dept_BR
dc.description.urlhttps://repositorio.uniceub.br/jspui/retrieve/36723/21424397.pdfpt_BR
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