Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12910
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pina, Vinícius Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T18:09:39Z | - |
dc.date.available | 2019-04-09T18:09:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PINA, Vinícius Rodrigues. A (in)constitucionalidade da suspensão do funcionamento de aplicativos de trocas de mensagens online. 2018. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12910 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação analisa, à luz dos princípios constitucionais e do Marco Civil da Internet, os argumentos das decisões judiciais brasileiras que suspenderam temporariamente as atividades do WhatsApp em território nacional. Este enfoque se dá porque não é possível acessar as bases ensejadoras das decisões, pois os processos são sigilosos. Em um primeiro momento, se estuda o aumento da complexidade das relações sociais, bem como dos desafios à persecução penal com o advento do ciberespaço. Em seguida, expõe-se o Caso Snowden, enquanto catalisador da Lei n. 12.965/2014 e os princípios norteadores dessa legislação, quais sejam: privacidade de dados, neutralidade da rede e liberdade de expressão. Por último, tendo como base a fundamentação das decisões em apreço, o trabalho defende que, apesar de as penalidades dispostas no artigo 12, incisos III e IV, serem vigentes, são inconstitucionais. Assim, a pesquisa sugere interpretação conforme à Constituição Federal, consistente na possibilidade de o juiz decretar primeiramente a constrição patrimonial das empresas que descumprem o determinado pelo Poder Judiciário brasileiro para que só então sejam aplicadas a suspensão e a proibição das atividades. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-04-03T14:23:50Z No. of bitstreams: 1 21425955.pdf: 959508 bytes, checksum: a1970302b4a533608b90d613de5feff7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-04-09T18:09:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21425955.pdf: 959508 bytes, checksum: a1970302b4a533608b90d613de5feff7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-09T18:09:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21425955.pdf: 959508 bytes, checksum: a1970302b4a533608b90d613de5feff7 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Marco Civil da Internet | pt_BR |
dc.subject | Privacidade de dados | pt_BR |
dc.subject | Liberdade de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Mensagem instantânea móvel | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.title | A (in)constitucionalidade da suspensão do funcionamento de aplicativos de trocas de mensagens online | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | SUXBERGER, Antonio Henrique Graciano | pt_BR |
dc.description.url | https://repositorio.uniceub.br/jspui/retrieve/36739/21425955.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21425955.pdf | 937.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.