Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12947
metadata.dc.type: TCC
Title: Violência sexual contra as mulheres na Nigéria: a atuação das Nações Unidas no caso de terrorismo sexual do grupo Boko Haram
Authors: Traboulsi, Julia Flausino
metadata.dc.identifier.orientador: GUEDES, Tatiana Souza
Abstract: Ao longo da história, a mulher esteve em uma posição de inferioridade que a coloca muitas vezes em uma situação de vulnerabilidade, sendo a principal vítima de violência sexual ao redor do mundo. Na tentativa de reverter esse cenário, a Organização das Nações Unidas (ONU) construiu, ao longo dos anos, documentos normativos que promovem os direitos das mulheres, proporcionando-as um amparo teórico de proteção e garantias à sua emancipação e autonomia. Entretanto, mesmo com o trabalho da ONU, os dados mostram que a violência sexual contra as mulheres ainda é usada como demonstração de força e também se mostra como uma das manifestações do terrorismo, um dos exemplos é o grupo terrorista Boko Haram, atuante na Nigéria. Mulheres nigerianas são estupradas, torturadas, colocadas à venda e mortas e pouco se fala sobre o assunto no âmbito internacional e poucas medidas são implementadas para contribuir na solução do caso, observando-se uma extrema diferença entre a prática e a teoria do que a ONU pleiteia.
Keywords: Organização das Nações Unidas
Direitos humanos
Direito da mulher
Efetividade dos direitos humanos
Boko Haram
Nigéria
Violência sexual
Citation: TRABOULSI, Julia Flausino. Violência sexual contra as mulheres na Nigéria: a atuação das Nações Unidas no caso de terrorismo sexual do grupo Boko Haram. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12947
Issue Date: 5-Oct-2018
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21504048.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.