Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12987
metadata.dc.type: TCC
Title: O processo de adesão da Turquia à união europeia: das reformas kemalistas à política externa do Partido da Justiça e do Desenvolvimento
Authors: Ribeiro, Thaís Alves
metadata.dc.identifier.orientador: VIEIRA, Danilo Porfírio de Castro
Abstract: O presente estudo tem como finalidade analisar as relações internacionais da Turquia com o Ocidente, com foco de análise em sua relação com a União Europeia, sobretudo no que concerne ao processo de adesão da Turquia ao bloco. A primeira seção visa contextualizar historicamente a República da Turquia a partir de sua fundação pelo líder Kemal Atatürk em 1923, pontuando a importância política e histórica das chamadas reformas kemalistas. Busca-se, neste primeiro ponto, compreender a trajetória turca de ruptura com o passado otomano a partir da instauração de reformas e valores ocidentais até a atual inserção do país no cenário internacional. A segunda seção, por sua vez, aborda o pedido de adesão da Turquia à União Europeia – o mais longo da história do bloco, iniciando-se ainda nos anos 50. Propõe-se entender os avanços e retrocessos do processo de adesão ao bloco europeu, a partir de um breve resumo da relação entre os dois atores internacionais. Em seguida, na terceira seção, analisa-se a política externa turca no que concerne ao Ocidente e à União Europeia, proveniente da ascensão do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) e da atuação do presidente Recep Tayyip Erdoğan. Por último, na quarta seção, pretende-se explorar a relação da Turquia com o Ocidente a partir das teorias de Relações Internacionais, sobretudo a partir do conceito de ‘choque de civilizações” e sob o prisma do Construtivismo.
Keywords: República da Turquia
União Europeia
Partido da justiça e do desenvolvimento
Erdoğan
Citation: RIBEIRO, Thaís Alves. O processo de adesão da Turquia à união europeia: das reformas kemalistas à política externa do Partido da Justiça e do Desenvolvimento. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12987
Issue Date: 2018
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21472748.pdf399.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.