Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12989
metadata.dc.type: TCC
Title: A relação entre as empresas e o governo brasileiro: o caso do regime automotivo e suas controvérsias no âmbito da Organização Mundial do Comercio
Authors: Ferreira, Caio Henrique Nunes
metadata.dc.identifier.orientador: ALVES, Gleisse Ribeiro
Abstract: Este trabalho analisa as relações desenvolvidas entre os atores transnacionais e o Estado brasileiro, dando foco ao setor automotivo e como essa interação impacta nas decisões políticas na esfera nacional e consequentemente internacional. A partir da década de 30, o Brasil adota medidas que objetivaram o incentivo da demanda do seu setor industrial, em especial o setor automotivo, deste modo alcançando a modernidade tecnológica e a inserção no mercado globalizado. Diante disto, a monografia se propõe a analisar o efeito dessas medidas de incentivos ao setor, logo que o mesmo possui grande relevância no desenvolvimento econômico do país. Primeiramente através de um levantamento histórico do setor, seguido por uma análise diante da teoria liberal e seus ramos (neoliberal) das Relações Internacionais, a cooperação para o desenvolvimento e por fim um estudo de caso referente ao tema no âmbito da Organização Mundial do Comercio.
Keywords: Setor automotivo
Organização Mundial do Comércio
Política pública
Má gestão
Citation: FERREIRA, Caio Henrique Nunes. A relação entre as empresas e o governo brasileiro: o caso do regime automotivo e suas controvérsias no âmbito da Organização Mundial do Comercio. 2018. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12989
Issue Date: 2018
Appears in Collections:REL - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500433.pdf801.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.