Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13036
metadata.dc.type: TCC
Title: Processo morte e morrer na Unidade de Terapia Intensiva: reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros
Authors: Duarte, Lavine Rosa Silveira
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira Filho, Eduardo Cyrino de
Abstract: Os enfermeiros que trabalham em UTI devem estar preparados para acompanhar o paciente e seus familiares tanto em sua finitude quanto na busca de humanizar e tornar digno o processo final da vida. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura. A pergunta da pesquisa foi: “Quais as principais dificuldades observadas pelos enfermeiros diante do processo de morte e morrer em uma Unidade de Terapia Intensiva?”. Foram encontrados 9.586 documentos sobre o tema e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e leitura minuciosa, foi realizada uma avaliação crítica dos artigos para refinar a investigação daqueles mais relevantes, sendo selecionados 11 deles. Conclui-se, que mesmo enfermeiros que atuam nessa área e convivem diretamente com a morte, permanecem com dificuldades para abordar o assunto e lidar com os diversos sentimentos que podem vir junto, demonstrando o quanto ainda não se acostumaram ou entenderam a finitude humana.
Keywords: Unidade de Terapia Intensiva
Processo de morrer
Citation: DUARTE, Lavine Rosa Silveira. Processo morte e morrer na Unidade de Terapia Intensiva: reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13036
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ENF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485867.pdf282.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.