Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13039| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | O perfil de vítimas-agressoras nas regiões de ensino do Distrito Federal | 
| Authors: | Barcelos, Sâmara Maria Pinheiro Vainauskas | 
| metadata.dc.identifier.orientador: | Sampaio, Julliane Messias Cordeiro | 
| Abstract: | O grupo de vítimas-agressoras emerge com uma peculiaridade de perpetuar o bullying pela resposta agressiva de vítimas, frente a agressão sofrida. Mantendo, dessa maneira, esse ciclo de violência. A pesquisa se caracteriza enquanto um estudo descritivo e transversal de abordagem quantitativa. Neste estudo, os dados foram provenientes de um banco de dados secundário. O objetivo foi identificar o perfil e dinâmica do bullying na perspectiva de vítimas-agressoras nas regiões de ensino do Distrito Federal. Dos 89 estudantes, 52,80% (47) são do sexo feminino, 70,77% (63) são da cor/raça parda ou branca e 66,29% (59) relataram nunca ter reprovado. O presente estudo demonstrou que nesse ciclo de produção e reprodução da violência, estão envolvidas, em sua maioria, meninas, do sexto ao nono ano, têm de 12 a 14 anos de idade e referiram sentir raiva ou pena do agressor. As manifestações mais relatas foram as agressões verbais (apelidar, zoar e fazer fofoca). | 
| Keywords: | Bullying Vítima de bullying Violência escolar Saúde escolar | 
| Citation: | BARCELOS, Sâmara Maria Pinheiro Vainauskas. O perfil de vítimas-agressoras nas regiões de ensino do Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13039 | 
| Issue Date: | 2018 | 
| Appears in Collections: | ENF - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 21486572.pdf | 399.2 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
