Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13070
metadata.dc.type: TCC
Title: Os efeitos anti-inflamatórios dos Lactobacillus probióticos na imunomdulação em doenças inflamatórias crônicas intestinais: uma revisão sistemática
Authors: Rodrigues, Naomí Souza
metadata.dc.identifier.orientador: Simi, Kelly Cristina Rodrigues
Abstract: Os probióticos são definidos como microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício para a saúde do hospedeiro. Dentre esses, microrganismos tem se as bactérias do gênero Lactobacillus. As doenças inflamatórias crônicas intestinais configura-se como uma inflamação grave do intestino delgado e/ou do cólon decorrente do desequilíbrio entre citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias das imunes inatas e adquiridas. Nesse contexto, os Lactobacillus possuem a capacidade de minimizar a resposta imune inflamatória devido a sua capacidade de modular a produção de citocinas pró-inflamatórias e anti-inflamatórias. O objetivo do presente estudo é analisar os efeitos anti-inflamatórios dos Lactobacillus probióticos sobre a imunomodulação frente a doenças inflamatórias crônicas intestinais. Foi realizada busca de artigos entre os anos de 2007 a 2018 em bases de dados PubMed/MEDLINE, SCIELO e Google Acadêmico. Foram encontradas 970 referências sendo selecionados 9 estudos. Sugere se que o uso de Lactobacillus probióticos, em quantidades adequadas, confere efeitos anti-inflamatórios a partir da imunomodulação de mediadores inflamatórios, devolvendo a homeostase perdida. Além de melhorar os danos gerados pela inflamação na mucosa e submucosa intestinal. Atenuando os sinais clínicos em doenças inflamatórias crônicas intestinais.
Keywords: Probiótico
Lactobacillus
Imunomodulação
Mediador inflamatório
Doença inflamatória crônica intestinal
Citation: RODRIGUES, Naomí Souza. Os efeitos anti-inflamatórios dos Lactobacillus probióticos na imunomdulação em doenças inflamatórias crônicas intestinais: uma revisão sistemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13070
Issue Date: 2018
Appears in Collections:BMD - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21507202.pdf724 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.