Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Renatha Loionny de Sousa Chagas-
dc.date.accessioned2019-06-18T14:16:45Z-
dc.date.available2019-06-18T14:16:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPIRES, Renatha Loionny de Sousa Chagas. Atividades lúdicas na educação física infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13089-
dc.description.abstractIntrodução:Este estudo buscou verificor por meio de uma revisão bibliográfica, a importância das atividades lúdicas nas aulas de Educação Física Infantil. .A Educação Física, é fundamental na Educação Infantil, pois proporciona às crianças uma diversidade de experiências por meio de situações que oportunizem a elas criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações. Na Educação Física infantil as atividades lúdicas são de suma importância pois visam o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico da criança.Objetivo:Demonstrar a importância e os benefícios do lúdico para o desenvolvimento motor, por meio da Educação Física na Educação Infantil. Material e Métodos: Esse trabalho foi desenvolvido com auxílio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, através de leitura de artigos científicos e monografias, com assuntos relacionados sobre a importância do lúdico nas aulas de Educação Física Infantil. Para consulta foram utilizadas as bases de dados como Scielo, Monografias,Revistas ,Google Acadêmico. Para a análise dos dados incluiu-se publicações do período de 1994 a 2014.Revisão da literatura:O lúdico por meio de jogos e brincadeiras, constitui-se em importante aliado no desenvolvimento integral da criança nas aulas de educação física, e ocorre de forma natural, na estimulação e no aprimoramento de suas capacidades,desenvolvendo seu lado cognitivo, motor, físico e afetivo, além de facilitar a aquisição de valores humanos em sua formação. A proposta pedagógica do professor deve envolver as crianças no contexto das aulas, oportunizando que elas se sintam felizes e integradas no processo de ensino e aprendizagem. Considerações finais:A ludicidade é de extrema importância para o desenvolvimento harmonioso das crianças, com a colaboração do professor de educação física, pois por meio de atividades lúdicas, envolvendo jogos e brincadeiras o professor estimula o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, emocional, social e cognitivo, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades, de forma integral, preparando-as para novas aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T12:18:42Z No. of bitstreams: 1 21135901.pdf: 1182032 bytes, checksum: e2692eb52ada3c10ac4403fb284f2151 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-18T14:16:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21135901.pdf: 1182032 bytes, checksum: e2692eb52ada3c10ac4403fb284f2151 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-18T14:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21135901.pdf: 1182032 bytes, checksum: e2692eb52ada3c10ac4403fb284f2151 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo lúdicopt_BR
dc.subjectEducação Física infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.titleAtividades lúdicas na Educação Física infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21135901.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.