Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPimentel, Marina da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:00:08Z-
dc.date.available2019-06-19T13:00:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Marina da Silva. A exclusão de estudantes na Educação Física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13109-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo trata da exclusão de estudantes nas aulas de Educação física e suas causas. Objetivo: compreender qual o motivo da exclusão dos estudantes nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Materiais e Métodos: A pesquisa foi realizada em uma escola particular, na qual 37 estudantes de duas turmas, com idade média de 14 anos, responderam ao questionário que contem oito perguntas fechadas, sendo que, em algumas questões o aluno poderia assinalar mais de uma alternativa. Resultados: Os resultados obtidos foram que a maioria dos alunos são bem participativos nas aulas de Educação Física, grande parte dos alunos é excluído e/ou já presenciou a exclusão de outro aluno. Discussão: Percebe-se que muitos alunos começam a não participar tão ativamente das aulas de Educação Física a partir do 9º ano do ensino fundamental em diante. Outro fator também que leva ao aluno não participar é por ser excluído por outro estudante ou até mesmo pelo professor, muitas vezes por não ser habilidoso e não se destacar tanto quanto os outros. O que não deveria acontecer, todos devem participar das aulas para que possa se desenvolver como os outros. Conclusão: No estudo foi possível relatar o motivo da exclusão nas aulas de Educação Física. O que induz essa exclusão são os alunos e o professor também tem responsabilidade nisso. O que deve ser feito para minimizar essa situação é utilizar métodos que possibilitem a todos participarem das aulas para que possam interagir e se desenvolver cada um no seu tempo, mas que todos participem independente de sua individualidade e que o professor possa ajudar aqueles que não são tão habilidosos e que eles possam crescer em conjunto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:03:42Z No. of bitstreams: 1 21464530.pdf: 2954279 bytes, checksum: 0e84a9cc5a4cdb1329466c61ca06abe8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:00:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21464530.pdf: 2954279 bytes, checksum: 0e84a9cc5a4cdb1329466c61ca06abe8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T13:00:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21464530.pdf: 2954279 bytes, checksum: 0e84a9cc5a4cdb1329466c61ca06abe8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExclusão na escolapt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.titleA exclusão de estudantes na Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorAlmeida, Arthur José Medeiros dept_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21464530.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.