Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13111
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brilhante, Lucas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T13:06:01Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T13:06:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
dc.identifier.citation | BRILHANTE, Lucas da Silva. Uma análise da qualidade de vida do profissional de Educação Física em academia de Brasília-DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13111 | - |
dc.description.abstract | Os professores de Educação Física são fundamentais na função de auxiliar e supervisionar e proporcionar aos alunos, a qualidade de vida e um estilo de vida ativo e saudável. Entretanto, esse mesmo profissional no qual é responsável por promover a saúde, muitas vezes expõe sua própria saúde devido a condições de trabalho inadequadas, como por exemplo jornadas exaustivas de trabalho, baixo salário e desvalorização profissional (HARTWIG, et al., 2013). O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção da qualidade de vida dos professores de educação física, relacionando-a com o ambiente de trabalho, a saúde e a prática de atividade física. O estudo foi caracterizado como transversal, de cunho descritivo e quantitativo, aos objetivos do estudo. O instrumento empregado na coleta de dados foram dois questionários, composto inicialmente de questões sobre os dados dos professores, sexo, idade, formação acadêmica, anos de docência em Educação Física, carga horária de trabalho semanal e tempo de serviço como Personal Trainer. Os resultados do estudo mostram que ao longo da carreira profissional o nível de satisfação pessoal aumenta, ou seja, o nível insatisfação é maior no período inicial da carreira profissional. Os professores mais novos tendem a crescer ao longo do tempo adquirindo experiências ao longo dos anos, procurando seu espaço no mercado de trabalho. Fato é que na presente pesquisa, a maioria dos entrevistados trabalham até 6 horas por dia e não consideram justo o salário que recebem. Necessita-se de um local com condições que promovam a saúde do profissional de Educação Física. O ambiente estando adequado no que diz respeito a saúde e suporte necessário para que o profissional desempenhe o seu papel, fazendo com que ele se sinta motivado e valorizado pela empresa na qual está trabalhando, ou seja, os dois lados saem ganhando. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T18:23:36Z No. of bitstreams: 1 21450420.pdf: 1733379 bytes, checksum: 6b29e8ca866168f4e5b82f780b191ccc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:06:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21450420.pdf: 1733379 bytes, checksum: 6b29e8ca866168f4e5b82f780b191ccc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-19T13:06:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21450420.pdf: 1733379 bytes, checksum: 6b29e8ca866168f4e5b82f780b191ccc (MD5) Previous issue date: 2018-06-08 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Estilo de vida | pt_BR |
dc.subject | Personal Trainer | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Carreira profissional | pt_BR |
dc.title | Uma análise da qualidade de vida do profissional de Educação Física em academia de Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018-06-08 | - |
dc.identifier.orientador | Lobo, Hetty | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21450420.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools