Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, André Chagas de-
dc.date.accessioned2019-06-19T13:49:16Z-
dc.date.available2019-06-19T13:49:16Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.citationAZEVEDO, André Chagas de. A psicomotricidade nas aulas de Educação Física da educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13125-
dc.description.abstractIntrodução: A comunicação da criança nos seus primeiros anos de vida se dá por meio do movimento, estimulando o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos e motores nessa fase, por meio da ludicidade. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da educação física para o desenvolvimento psicomotor da criança, através de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras na educação infantil. Material e Métodos: Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa, com base em artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrado, revistas especializadas e livros de autores como Le Boulch (1992, 2008), Ayoub (2001) e Silva; Pozzi (2014). Revisão da Literatura: A psicomotricidade é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem através do movimento do seu corpo, considerando aspectos internos e externos e está fortemente relacionada com o processo de aprendizagem da criança, tendo como principais premissas o movimento, o intelecto e o afeto. O trabalho psicomotor deve visar a formação de uma base essencial ao desenvolvimento psicomotor, afetivo e psicológico da criança, oportunizando através de jogos e atividades lúdicas que ela tenha consciência do seu corpo. A ludicidade é um recurso significativo, especialmente no período da infância, onde contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-social da criança. Assim, a educação física no ambiente escolar deve proporcionar às crianças oportunidades que promovam, por meio da ludicidade, o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e motor simultaneamente, mas para que isso ocorra de modo satisfatório deve haver uma adequação e estruturação dos objetivos, conteúdos, métodos de ensino e avaliação. Considerações Finais: A educação física na educação infantil é essencial para que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor adequado. A correta utilização da ludicidade, por meio de jogos e brincadeiras, é tarefa do professor de educação física que, através dos seus conhecimentos, selecionará os meios apropriados para o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-19T12:37:52Z No. of bitstreams: 1 21491793.pdf: 1425782 bytes, checksum: 3224bdd584c7b99df7f6cc95e6b0d55a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T13:49:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21491793.pdf: 1425782 bytes, checksum: 3224bdd584c7b99df7f6cc95e6b0d55a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T13:49:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21491793.pdf: 1425782 bytes, checksum: 3224bdd584c7b99df7f6cc95e6b0d55a (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleA psicomotricidade nas aulas de Educação Física da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-06-12-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21491793.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.