Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13126
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel do professor de Educação Física na inclusão
Authors: Medeiros, Jeverson Filipe Pereira
metadata.dc.identifier.orientador: Gomes, Sérgio Adriano
Abstract: Introdução: Na inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais, dentro das aulas de Educação Física escolar, há um desafio que a escola precisa vencer, pois promove, além da integração a socialização e o respeito as diferenças alheias. Promovendo um ensino de qualidade que se reconheça as Necessidades Especiais dos alunos para que haja inclusão, mas é preciso adaptar as aulas de um modo que beneficie a todos. A Educação Física contribui dentro do processo inclusivo nas escolas regulares, permitindo a harmonia entre crianças, estabelecendo assim uma troca de experiências. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo abordar aspectos relacionados à inclusão nas aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: O presente estudo foi realizado com uma pesquisa exploratória em artigos, revistas e livros, após foi feito uma leitura seletiva, analítica e finalizada com uma leitura interpretativa. Considerações Finais: Nas políticas nacionais e na Educação Especial, em particular as que espelham na formação dos professores. Cabe por fim algumas considerações a respeito das perspectivas e dos dilemas colocados entre nós com relação a inclusão dos alunos do ensino regular, não tem como deixar de considerar que a inclusão exige modificações profundas na rede de ensino, que não devem se sobrepor somente ás dificuldades das crianças com Necessidades Educacionais Especiais, mas que precisam se estender para os processos de exclusão da mais eclética gama de crianças das redes de ensino. Por um lado, a Educação Inclusiva exige que o professor adquira algum tipo de formação especializada para fazer frente a uma população que possui características peculiares, mas por outro lado exige que o professor amplie suas perspectivas centradas nessas características. Juntos construiremos um caminho onde os professores coloquem em prática esses princípios, com certeza iremos contribuir, de acordo e dentro do nosso âmbito de ação para a expansão efetiva das oportunidades educacionais para toda e qualquer tipo de individuo com Necessidades Educacionais Especiais ou não.
Keywords: Inclusão escolar
Educação Física
Citation: MEDEIROS, Jeverson Filipe Pereira. O papel do professor de Educação Física na inclusão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13126
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21491836.pdf516.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.