Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13128
metadata.dc.type: TCC
Title: Treinamento resistido como ferramenta nas aulas de Educação Física
Authors: Cleto, Fábio Santiago
metadata.dc.identifier.orientador: Lobo, Hetty
Abstract: Introdução: A Educação Física no Brasil passou por diversos momentos desafiadores. O progresso nas técnicas e a profissionalização dos profissionais docentes possibilitou um avanço nos métodos propostos para o novo ensino. A utilização de tendências pedagógicas diferenciadas tende a enriquecer os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o que demonstra um ambiente desafiador com novidades constantemente. Objetivo: O treinamento resistido surge no cenário da educação física escolar como ferramenta de promoção de saúde e inclusão social. Material e Métodos: Os estudos que abordam o tema foram realizados no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra por meio de buscas em bases de dados eletrônicas como o Google Acadêmico e Pubmed. O termo de busca utilizado foi ‘‘ Saúde Renovada’’, ‘‘Treinamento Resistido para crianças e adolescentes’’, ‘‘Educação Física Escolar ’’ e ‘’youth training’. As buscas não foram limitadas por língua ou data de publicação compreendendo artigos de 1991 a 2015. Revisão da Literatura: A Educação Física assume papel importante em inserir alunos na cultura corporal de movimento. A EF tem a obrigação de incluir todos os alunos nas aulas de EF, desde os mais sedentário, portadores de baixa aptidão física e especiais aos mais ativos. O treinamento resistido é uma forma segura e eficaz do desenvolvimento corporal em crianças e adolescentes, através de um trabalho com pesos para o desenvolvimento referente a um programa sistemático de exercícios, com objetivo de aumentar a força e habilidades da aptidão motora. Considerações Finais: O treinamento resistido surge no cenário atual como uma alternativa viável para as aulas de Educação Física no Brasil. Por meio da tendência pedagógica Saúde Renovada, esse treino, ora aula, pode ser considerada importante ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Além dos benefícios fisiológicos que sua prática proporciona aos estudantes, o aspecto psicossocial também tem sua importância aflorada. Pois em uma aula coletiva, a motivação e a ludicidade podem caminhar juntos na formação de cidadãos.
Keywords: Treino resistido
Educação física escolar
Citation: CLETO, Fábio Santiago. Treinamento resistido como ferramenta nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13128
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21495781.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.