Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMendes, Lucas Midosi May-
dc.date.accessioned2019-06-19T14:37:15Z-
dc.date.available2019-06-19T14:37:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMENDES, Lucas Midosi May. Inclusão de alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como foco de estudos a inclusão dos alunos com Transtorno de Déficit e atenção/ hiperatividade (TDAH), que se trata de um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da criança, trazendo dificuldade na interação com os demais, a socialização, a adaptação e leva a desatenção. De acordo com Barros (2014) a inclusão de pessoas com necessidades especiais, deve-se trabalhar o treino específico da atenção, visando ao estabelecimento de controle da resposta mais relevante, para que ocorram aprendizagens posteriores. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos professores em relação a inclusão dos alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar e verificar como os docentes vem lidando ao processo de ensino de aprendizagem em sala de aula. Esse estudo foi caracterizado como transversal de cunho descritivo qualitativo e quantitativo, sendo realizado por meio de um questionário adaptado de (FALCÃO,2011). A amostra foi composta por cinco (5) professores graduados em Educação Física e que atuam na área escolar. A população da pesquisa foram os professores de educação física de um colégio localizado no Lago Norte- DF em atividade no segundo semestre 2018. O principal achado do presente estudo foi que a falta de estrutura física e a falta de conhecimento e matérias específicos para trabalhar com os alunos com TDAH. Concluir-se que a inclusão dos alunos com TDAH na escola fica debilitada, de forma que o sucesso e a evolução desses na escola é comprometido com inabilidades didática e com a ausência de orientações adequadas e que possíveis consequências na relação do processo de ensino e aprendizagem e suas implicações na inclusão nas aulas de educação física escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-19T13:17:59Z No. of bitstreams: 1 21496298.pdf: 6458734 bytes, checksum: b943a9ad5c309abc10ec143239712751 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-19T14:37:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21496298.pdf: 6458734 bytes, checksum: b943a9ad5c309abc10ec143239712751 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-19T14:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21496298.pdf: 6458734 bytes, checksum: b943a9ad5c309abc10ec143239712751 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleInclusão de alunos com TDAH nas aulas de Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorLobo, Hettypt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21496298.pdf6.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.