Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão de alunos com TDAH nas aulas de Educação Física escolar |
Authors: | Mendes, Lucas Midosi May |
metadata.dc.identifier.orientador: | Lobo, Hetty |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa tem como foco de estudos a inclusão dos alunos com Transtorno de Déficit e atenção/ hiperatividade (TDAH), que se trata de um transtorno neurológico que afeta o desenvolvimento da criança, trazendo dificuldade na interação com os demais, a socialização, a adaptação e leva a desatenção. De acordo com Barros (2014) a inclusão de pessoas com necessidades especiais, deve-se trabalhar o treino específico da atenção, visando ao estabelecimento de controle da resposta mais relevante, para que ocorram aprendizagens posteriores. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção dos professores em relação a inclusão dos alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar e verificar como os docentes vem lidando ao processo de ensino de aprendizagem em sala de aula. Esse estudo foi caracterizado como transversal de cunho descritivo qualitativo e quantitativo, sendo realizado por meio de um questionário adaptado de (FALCÃO,2011). A amostra foi composta por cinco (5) professores graduados em Educação Física e que atuam na área escolar. A população da pesquisa foram os professores de educação física de um colégio localizado no Lago Norte- DF em atividade no segundo semestre 2018. O principal achado do presente estudo foi que a falta de estrutura física e a falta de conhecimento e matérias específicos para trabalhar com os alunos com TDAH. Concluir-se que a inclusão dos alunos com TDAH na escola fica debilitada, de forma que o sucesso e a evolução desses na escola é comprometido com inabilidades didática e com a ausência de orientações adequadas e que possíveis consequências na relação do processo de ensino e aprendizagem e suas implicações na inclusão nas aulas de educação física escolar. |
Keywords: | TDAH Educação Física |
Citation: | MENDES, Lucas Midosi May. Inclusão de alunos com TDAH nas aulas de educação física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13129 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21496298.pdf | 6.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools