Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13135
metadata.dc.type: TCC
Title: O Karatê como elemento minimizador de agressividade em escolares
Authors: Araújo, Vitor Gomes
metadata.dc.identifier.orientador: Custódio, Rômulo de Abreu
Abstract: Introdução: A incidência da agressividade no ambiente escolar é deveras preocupante. O descontrole emocional afeta não somente o desempenho escolar do indivíduo, como também suas relações sociais e afetivas. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo verificar as contribuições do karatê no auxílio ao combate da agressividade na escola. Material e Métodos: Realizou-se, neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura em periódicos publicados e em livros que abordassem o assunto proposto, qual seja, o ensino karatê no ambiente escolar. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada ao objetivo deste trabalho. Considerações Finais: Os estudos sobre os benefícios do karatê como minimizador de agressividade crescem cada vez mais. O karatê praticado no espaço escolar pode ser utilizado como elemento auxiliador na minimização da violência ou agressividade, configurando-se como um grande instrumento no controle das frustrações e da agressividade dos escolares. Há que se ressaltar, que se fazem necessários estudos mais detalhados sobre este tema e campanhas para incentivar esta arte.
Keywords: Educação Física
Karatê
Arte marcial
Citation: ARAÚJO, Vitor Gomes. O Karatê como elemento minimizador de agressividade em escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13135
Issue Date: 2017
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21498498.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.