Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13135
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O Karatê como elemento minimizador de agressividade em escolares |
Authors: | Araújo, Vitor Gomes |
metadata.dc.identifier.orientador: | Custódio, Rômulo de Abreu |
Abstract: | Introdução: A incidência da agressividade no ambiente escolar é deveras preocupante. O descontrole emocional afeta não somente o desempenho escolar do indivíduo, como também suas relações sociais e afetivas. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo verificar as contribuições do karatê no auxílio ao combate da agressividade na escola. Material e Métodos: Realizou-se, neste estudo, uma pesquisa de revisão da literatura em periódicos publicados e em livros que abordassem o assunto proposto, qual seja, o ensino karatê no ambiente escolar. Foram realizadas leituras exploratórias, leitura seletiva e leitura interpretativa, objetivando relacionar a temática abordada ao objetivo deste trabalho. Considerações Finais: Os estudos sobre os benefícios do karatê como minimizador de agressividade crescem cada vez mais. O karatê praticado no espaço escolar pode ser utilizado como elemento auxiliador na minimização da violência ou agressividade, configurando-se como um grande instrumento no controle das frustrações e da agressividade dos escolares. Há que se ressaltar, que se fazem necessários estudos mais detalhados sobre este tema e campanhas para incentivar esta arte. |
Keywords: | Educação Física Karatê Arte marcial |
Citation: | ARAÚJO, Vitor Gomes. O Karatê como elemento minimizador de agressividade em escolares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13135 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21498498.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.