Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva Júnior, Antonio Carlos Gomes da-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:24:41Z-
dc.date.available2019-06-24T18:24:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Antonio Carlos Gomes da. Comparação do nível de motivação de alunos do ensino fundamental e médio para a prática de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13136-
dc.description.abstractA motivação é muito importante nas aulas de educação física, despertando seu interesse e contribuindo com o processo educativo do aluno. Atualmente, muitos adolescentes têm considerado a educação física escolar como uma disciplina apenas obrigatória, não demonstrando prazer nas aulas, muito menos praticam alguma atividade física fora da escola, sendo que essa pode interferir na vontade de participar dos alunos. A pesquisa teve como objetivo comparar a motivação dos alunos para a prática das aulas de educação física no ensino fundamental e ensino médio. Trata-se de um estudo transversal de coleta única, de caráter exploratório e comparativo. Foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa do Centro Universitário de Brasília. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo 25 do ensino fundamental e 25 do ensino médio de uma escola particular, com a faixa etária entre 13 a 18 anos. Foi aplicado um questionário fundamentado em Kobal (1996) A análise estatística das informações foi realizada, utilizando o pacote estatístico SPSS 2.1. Como resultado observou-se que, quanto à motivação intrínseca 52% dos alunos do ensino fundamental e 32% do ensino médio responderam afirmativamente, declarando aprender com a modalidade, enquanto 48% do ensino fundamental e 48% do ensino médio ressaltaram que compreendem os benefícios das atividades propostas. Conclui-se diante deste estudo, que os alunos são motivados nas aulas de educação física, porém com uma diferença entre o ensino fundamental e ensino médio. Observou-se que os alunos do ensino fundamental estão mais motivados que o ensino médio. Os professores de educação física precisam se preocupar com o planejamento de suas aulas, motivando seus alunos e estabelecendo um bom relacionamento com eles, assegurando o sucesso do processo ensinoaprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T12:12:28Z No. of bitstreams: 1 21500270.pdf: 999811 bytes, checksum: a105bfc3ff2c2e6c39ffc13dda9dd18f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:24:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21500270.pdf: 999811 bytes, checksum: a105bfc3ff2c2e6c39ffc13dda9dd18f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:24:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21500270.pdf: 999811 bytes, checksum: a105bfc3ff2c2e6c39ffc13dda9dd18f (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleComparação do nível de motivação de alunos do ensino fundamental e médio para a prática de Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21500270.pdf976.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.