Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13138
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Ingrid Batista Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:26:54Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T18:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ingrid Batista Vieira. O Judô como proposta pedagógica na Educação Física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13138 | - |
dc.description.abstract | Grande parte das atividades de Lutas e Artes Marciais, teve sua origem nos países Orientais como China, Japão e Índia, no século XIX. Em sua origem, essas atividades eram carregadas de princípios Militares, dai justifica-se o uso da terminologia Arte Marcial (OLIVEIRA, 2015). Segundo Lopes e Kerr (2015), o Judô quando bem praticado, tem o intuito de ensinar e aprimorar os princípios intelectuais, o respeito ao próximo, a disciplina, a paz de espírito, dignidade e a promoção da saúde, elementos estes, primordiais para uma vida prazerosa e próspera. O Judô era dividido em três sistemas, sendo eles: Sistema de Educação Física, Sistema de Combate e Sistema de Desenvolvimento Intelectual e Moral. O presente estudo teve como objetivo verificar se o Judô faz parte do conteúdo pedagógico na Educação Física Escolar. Trata-se de uma revisão da literatura, acerca das temáticas referentes ao Judô como proposta pedagógica na Educação Física Escolar. Foram utilizadas algumas fontes de dados como: Google Acâdemico, ScieLo e Pubmed, para a coleta do material. Foram analisados artigos publicados de 2003 até a data atual, em um primeiro momento foi feito um fichamento de todos os artigos, após essa primeira fase, uma triagem ajudou a direcionar a escrita do trabalho. Constatou-se foi que, não só o Judô, mas as Artes Marciais de forma geral ainda não são utilizadas quando o professor julga-se não estar preparado para atuar com estes conteúdos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T12:24:34Z No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:26:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T18:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Judô | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.title | O Judô como proposta pedagógica na Educação Física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante da Cunha | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21501105.pdf | 577.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools