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dc.contributor.authorNascimento, Ingrid Batista Vieira-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:26:54Z-
dc.date.available2019-06-24T18:26:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ingrid Batista Vieira. O Judô como proposta pedagógica na Educação Física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13138-
dc.description.abstractGrande parte das atividades de Lutas e Artes Marciais, teve sua origem nos países Orientais como China, Japão e Índia, no século XIX. Em sua origem, essas atividades eram carregadas de princípios Militares, dai justifica-se o uso da terminologia Arte Marcial (OLIVEIRA, 2015). Segundo Lopes e Kerr (2015), o Judô quando bem praticado, tem o intuito de ensinar e aprimorar os princípios intelectuais, o respeito ao próximo, a disciplina, a paz de espírito, dignidade e a promoção da saúde, elementos estes, primordiais para uma vida prazerosa e próspera. O Judô era dividido em três sistemas, sendo eles: Sistema de Educação Física, Sistema de Combate e Sistema de Desenvolvimento Intelectual e Moral. O presente estudo teve como objetivo verificar se o Judô faz parte do conteúdo pedagógico na Educação Física Escolar. Trata-se de uma revisão da literatura, acerca das temáticas referentes ao Judô como proposta pedagógica na Educação Física Escolar. Foram utilizadas algumas fontes de dados como: Google Acâdemico, ScieLo e Pubmed, para a coleta do material. Foram analisados artigos publicados de 2003 até a data atual, em um primeiro momento foi feito um fichamento de todos os artigos, após essa primeira fase, uma triagem ajudou a direcionar a escrita do trabalho. Constatou-se foi que, não só o Judô, mas as Artes Marciais de forma geral ainda não são utilizadas quando o professor julga-se não estar preparado para atuar com estes conteúdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T12:24:34Z No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:26:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:26:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21501105.pdf: 591355 bytes, checksum: 0a718795fd25f527765e50cf976442d0 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.titleO Judô como proposta pedagógica na Educação Física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorLobo, Hetty Nunes Cavalcante da Cunhapt_BR
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