Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCampelo, Matheus Neris-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:30:55Z-
dc.date.available2019-06-24T18:30:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCAMPELO, Matheus Neris. Os desafios pedagógicos enfrentados por professores de Educação Física frente à inclusão de alunos com necessidades psicomotoras especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13140-
dc.description.abstractO desenvolvimento da motricidade associa-se às áreas cognitiva e afetiva, sendo afetado por diversos fatores como o ambiente, a biologia, o meio familiar e outros, alterando-se ao longo da vida, principalmente em relação aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, requerendo cuidados por parte de seus professores quanto à conscientização de seu corpo e o desenvolvimento dos diversos aspectos motores. Assim, o estudo teve como objetivo analisar os desafios pedagógicos enfrentados por professores de educação física frente à inclusão de alunos com necessidades psicomotoras especiais. O trabalho, de caráter exploratório, foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica de livros, artigos publicados e periódicos científicos disponíveis para consulta em base de dados. As pesquisas voltadas para a psicomotricidade ligam-se ao histórico de estudo do próprio corpo, como os de Rosa Neto (2002), que destaca a análise da motricidade humana, ressaltando a necessidade da avaliação do progresso sensório-motor das crianças que apresentam desvios no processo de aprendizagem. Os estudos relacionados buscaram uma interconexão entre o compromisso da educação física e o desenvolvimento psicomotor de crianças com necessidades educacionais especiais, definindo as fases do desenvolvimento psicomotor, desde a primeira infância, até as demais fases escolares, objetivando auxiliar o professor a lidar com alunos com alguma necessidade especial. Conclui-se que o professor de educação física deve adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor e problemas que seus alunos possam vir a apresentar, visando à aquisição de competências e habilidades, buscando atividades pedagógicas adequadas, voltadas à inclusão e ao desenvolvimento harmonioso e integral do aluno, no contexto escolar e no meio que o cerca.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T12:45:31Z No. of bitstreams: 1 21501862.pdf: 1778025 bytes, checksum: 2c39aca9367ddf2464895c1e1a118550 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:30:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21501862.pdf: 1778025 bytes, checksum: 2c39aca9367ddf2464895c1e1a118550 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21501862.pdf: 1778025 bytes, checksum: 2c39aca9367ddf2464895c1e1a118550 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.titleOs desafios pedagógicos enfrentados por professores de Educação Física frente à inclusão de alunos com necessidades psicomotoras especiaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21501862.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.