Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Amanda Nascimento da-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:37:49Z-
dc.date.available2019-06-24T18:37:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Nascimento da. Dança na escola: uma proposta possível nas aulas de educação física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13145-
dc.description.abstractO presente trabalho, de caráter exploratório, foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, buscando abordar sobre dança e sua inserção nas aulas de Educação Física. Sendo uma atividade que proporciona o conhecimento das possibilidades e capacidades tanto físicas como expressivas do corpo como os aspectos estéticos, expressivos, artísticos, físicos e motores além de contribuir para outras atividades que são desenvolvidas dentro e fora da escola. Independente do estilo dançado o papel da dança é desenvolver a capacidade de criar e imaginar, integrando o conhecimento corporal com o intelectual. Tem como objetivo demonstrar que é possível trabalhar a dança como conteúdo pedagógico e seus benefícios nas aulas de Educação Física. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica de livros, artigos publicados e periódicos científicos disponíveis para consulta em base de dados científicos que abordam o tema dança nas aulas de Educação Física. A Educação Física escolar é uma disciplina que introduz o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir, transformar e instrumentalizar os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginásticas, tendo como objetivo o exercício crítico da cidadania e da qualidade de vida. A dança possibilita o desenvolvimento das potencialidades do educando e o seu crescimento físico, mental e emocional, desenvolvendo o processo crítico, levando-o a criar formas de explorar as ideias originais, buscando expressar modos de sentir, perceber, pensar, agir e comunicar sentimentos. Pode ser trabalhada através de diversos ritmos, com letras adequadas para o ambiente escolar, como o folclore, hip-hop, funk, dança de salão, capoeira e festas juninas. Conclui-se que o professor de Educação Física deve compreender a importância de se trabalhar a dança na escola, principalmente por ela priorizar a educação motora global da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:29:57Z No. of bitstreams: 1 21507735.pdf: 2071289 bytes, checksum: ac384ac41b8a5f8f3cfe7eb7c908abc8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:37:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21507735.pdf: 2071289 bytes, checksum: ac384ac41b8a5f8f3cfe7eb7c908abc8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21507735.pdf: 2071289 bytes, checksum: ac384ac41b8a5f8f3cfe7eb7c908abc8 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.titleDança na escola: uma proposta possível nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21507735.pdf2.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.