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dc.contributor.authorSantos, Letícia da Costa-
dc.date.accessioned2019-06-24T18:38:40Z-
dc.date.available2019-06-24T18:38:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Letícia da Costa. A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146-
dc.description.abstractO termo luta pode abranger diversas definições dependendo de onde e como é aplicada. Para tal, na presente pesquisa este termo relaciona-se com as atividades direcionadas às artes marciais devidamente sistematizadas (CORREA, 2009). O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da prática das artes marciais sobre o aspecto cognitivo em crianças e adolescentes. O estudo sobre “Analisar a melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais”. Foi realizado mediante revisão bibliográfica de vários artigos científicos entre 1990 a 2017 e legislações brasileiras que regem a Educação Física escolar. O que torna esse trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, EFDeportes, Scielo, Lilacs e livros. Através desses sites foram realizadas várias buscas e leituras sobre artigos acerca do tema para interpretação e analisar os dados colhidos. As artes marciais devem ser trabalhadas como estratégias que não visem somente à técnica, mas também de forma lúdica para que os alunos possam aprender vivenciando os aspectos culturais da luta, aprendendo a ter respeito, disciplina de forma que sintam prazer através do jogo. Durante as aulas de lutas o aspecto cognitivo é exercido através de situações que exijam que o aluno elabore ou construa estratégias, aproprie- se das regras, avalie, decida, observe e reconheça tudo que é passado (SOUSA, TÁCIO 2010). Conclui-se no presente estudo que o aspecto cognitivo é a capacidade do indivíduo de julgar, aprender, raciocinar e interpretar as ações do cotidiano. E que a aprendizagem é construída de forma gradativamente através das experiências dos alunos por meio de atividades realizadas com a prática. As crianças e os adolescentes devem ser estimulados para terem a capacidade de raciocinar, pensar e buscar soluções para problemas sozinhos através da observação, da troca de experiência e de novas opiniões para desenvolverem o aspecto cognitivo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:39:37Z No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:38:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T18:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectAspecto cognitivopt_BR
dc.titleA melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorCustódio, Rômulo de Abreupt_BR
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