Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Letícia da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T18:38:40Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T18:38:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Letícia da Costa. A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13146 | - |
dc.description.abstract | O termo luta pode abranger diversas definições dependendo de onde e como é aplicada. Para tal, na presente pesquisa este termo relaciona-se com as atividades direcionadas às artes marciais devidamente sistematizadas (CORREA, 2009). O objetivo do presente trabalho é analisar os benefícios da prática das artes marciais sobre o aspecto cognitivo em crianças e adolescentes. O estudo sobre “Analisar a melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais”. Foi realizado mediante revisão bibliográfica de vários artigos científicos entre 1990 a 2017 e legislações brasileiras que regem a Educação Física escolar. O que torna esse trabalho uma pesquisa de cunho exploratório. As bases de dados utilizadas foram: Google Acadêmico, EFDeportes, Scielo, Lilacs e livros. Através desses sites foram realizadas várias buscas e leituras sobre artigos acerca do tema para interpretação e analisar os dados colhidos. As artes marciais devem ser trabalhadas como estratégias que não visem somente à técnica, mas também de forma lúdica para que os alunos possam aprender vivenciando os aspectos culturais da luta, aprendendo a ter respeito, disciplina de forma que sintam prazer através do jogo. Durante as aulas de lutas o aspecto cognitivo é exercido através de situações que exijam que o aluno elabore ou construa estratégias, aproprie- se das regras, avalie, decida, observe e reconheça tudo que é passado (SOUSA, TÁCIO 2010). Conclui-se no presente estudo que o aspecto cognitivo é a capacidade do indivíduo de julgar, aprender, raciocinar e interpretar as ações do cotidiano. E que a aprendizagem é construída de forma gradativamente através das experiências dos alunos por meio de atividades realizadas com a prática. As crianças e os adolescentes devem ser estimulados para terem a capacidade de raciocinar, pensar e buscar soluções para problemas sozinhos através da observação, da troca de experiência e de novas opiniões para desenvolverem o aspecto cognitivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T13:39:37Z No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:38:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T18:38:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21551079.pdf: 1216839 bytes, checksum: 4bb00f503803badb86a55e17bb2f630f (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Aspecto cognitivo | pt_BR |
dc.title | A melhoria do aspecto cognitivo em crianças e adolescentes por meio da prática de artes marciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2018 | - |
dc.identifier.orientador | Custódio, Rômulo de Abreu | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21551079.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.