Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13158
metadata.dc.type: Monografia
Title: Motivação para a prática das aulas de basquete na Educação Física escolar
Authors: Rochadel, Bruno Puntel de Oliveira
Abstract: O basquete evoluiu muito nas últimas décadas e é muito praticado no ambiente escolar. O basquete é um dos esportes que desenvolvem a motricidade e a psicomotricidade. O presente estudo teve como objetivo analisar a motivação dos alunos do ensino fundamental de uma escola privada de Brasília nas aulas de educação física e quanto a modalidade basquete. Para isso foi aplicado um questionário adaptado de Kobal (1996). Participaram desse estudo 59 alunos, de ambos os sexos, do 9º ano, com idade entre 14 e 15 anos. Os estudantes responderam ao questionário, de coleta única, com 9 questões fechadas. Percebeuse que 48% dos alunos participam das aulas de educação física apenas por ela ser parte do currículo da escola, 30% participam pois precisam tirar notas boas e 32% por se sentirem mais saudáveis. 40% dizem que gostam de educação física, 26% gostam das aulas quando aprendem alguma habilidade nova, 58% classificam a aula de educação física como ótima, 31% gostam de basquete e 6% sempre praticam a modalidade. A partir desse estudo o professor poderá buscar novas metodologias para serem abordadas em suas aulas, pios algums alunos não se mostram satisfeitos com as aulas de educação física.
Keywords: Basquete
Educação física escolar
Motivação
Citation: ROCHADEL, Bruno Puntel de Oliveira. Motivação para a prática das aulas de basquete na Educação Física escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13158
Issue Date: 2018
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21605938.pdf2,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.