Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorParente, José Nilton de Lima-
dc.date.accessioned2019-06-24T19:00:54Z-
dc.date.available2019-06-24T19:00:54Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPARENTE, José Nilton de Lima. Análise da influência do xadrez no desempenho escolar de estudantes dos anos inicias do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13165-
dc.description.abstractO docente pode apresentar aos alunos o xadrez para aumentar o interesse e os levar a um debate sobre o mesmo demonstrando a relação do xadrez com a matemática, pois o xadrez desde seus primórdios tem um enorme vínculo com as ciências exatas. O objetivo desse estudo foi fazer uma comparação do desempenho escolar nas matérias de exatas entre os alunos praticantes e não-praticantes de xadrez. O estudo teve uma amostra com 30 alunos de uma escola particular na faixa etária de 9 a 11 anos de idade, sendo 15 alunos não-praticantes de xadrez e 15 alunos com prática mínima de um ano do jogo de xadrez. Foi verificado as notas de exatas do currículo escolar de cada aluno. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos tanto para o componente curricular matemática quanto para o componente ciências naturais (p > 0,05). Através da análise do resultado conclui-se que os alunos praticante de xadrez tem médias mais altas do que os alunos que não praticam xadrez, entretanto não houve diferença estatisticamente significativa. Sugere-se que seja realizado novos estudos com alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio para a verificação da influência do xadrez no desempenho escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T18:51:26Z No. of bitstreams: 1 21851619.pdf: 2032550 bytes, checksum: 0f2875a0f81342bf617515a2e0357a15 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T19:00:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21851619.pdf: 2032550 bytes, checksum: 0f2875a0f81342bf617515a2e0357a15 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T19:00:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21851619.pdf: 2032550 bytes, checksum: 0f2875a0f81342bf617515a2e0357a15 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titleAnálise da influência do xadrez no desempenho escolar de estudantes dos anos inicias do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorGomes, Sérgio Adrianopt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21851619.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.