Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vinicius Ryuscci Castro | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T19:03:48Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T19:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Vinicius Ryuscci Castro. O Jiu-jitsu como inclusão social no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13166 | - |
dc.description.abstract | As aulas de jiu-jitsu dentro do ambiente escolar, são importantes em vários campos sociais para os alunos, além de beneficiar a qualidade de vida, e contribuindo posteriormente para o meio fora da escola. O seguinte estudo teve como objetivo analisar o papel do jiu-jitsu como meio de inclusão social no processo educacional. O estudo teve uma amostra com 41 participantes entre eles alunos de jiu-jítsu de 3 a 12 anos de ambos os sexos, além do professor de jiu-jitsu da escola Coração de Jesus em Planaltina (DF). Foram selecionados os alunos que tinham maior frequência de participação nas aulas e os mesmos responderam as questões objetivas. Já o professor assimilou bem as perguntas, e conseguiu passar seu ponto de vista de acordo com o tema abordado. Tratou-se de uma pesquisa transversal de caráter exploratório. Observou-se que o jiu-jitsu é uma ferramenta muito importante para a inclusão ,e as crianças perceberam muito bem os benefícios com médias bastante significativas relacionadas a escala Likert cm pesos de 4 a 1 .A partir dos resultados, verificou-se que é essencial que o aluno descubra os motivos e significados nas práticas corporais, especificamente o jiu-jitsu, promovendo a evolução de atitudes, a compreensão, a disciplina, além de comportamentos apropriados que a prática proporciona, levando conhecimento, dirigindo sua vontade, emoção e apreço pela arte marcial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T18:58:42Z No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T19:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-06-24T19:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Jiu-jitsu | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.title | O Jiu-jitsu como inclusão social no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2017 | - |
dc.identifier.orientador | Custódio, Rômulo de Abreu | pt_BR |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21851980.pdf | 2.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.