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dc.contributor.authorSilva, Vinicius Ryuscci Castro-
dc.date.accessioned2019-06-24T19:03:48Z-
dc.date.available2019-06-24T19:03:48Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Vinicius Ryuscci Castro. O Jiu-jitsu como inclusão social no ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13166-
dc.description.abstractAs aulas de jiu-jitsu dentro do ambiente escolar, são importantes em vários campos sociais para os alunos, além de beneficiar a qualidade de vida, e contribuindo posteriormente para o meio fora da escola. O seguinte estudo teve como objetivo analisar o papel do jiu-jitsu como meio de inclusão social no processo educacional. O estudo teve uma amostra com 41 participantes entre eles alunos de jiu-jítsu de 3 a 12 anos de ambos os sexos, além do professor de jiu-jitsu da escola Coração de Jesus em Planaltina (DF). Foram selecionados os alunos que tinham maior frequência de participação nas aulas e os mesmos responderam as questões objetivas. Já o professor assimilou bem as perguntas, e conseguiu passar seu ponto de vista de acordo com o tema abordado. Tratou-se de uma pesquisa transversal de caráter exploratório. Observou-se que o jiu-jitsu é uma ferramenta muito importante para a inclusão ,e as crianças perceberam muito bem os benefícios com médias bastante significativas relacionadas a escala Likert cm pesos de 4 a 1 .A partir dos resultados, verificou-se que é essencial que o aluno descubra os motivos e significados nas práticas corporais, especificamente o jiu-jitsu, promovendo a evolução de atitudes, a compreensão, a disciplina, além de comportamentos apropriados que a prática proporciona, levando conhecimento, dirigindo sua vontade, emoção e apreço pela arte marcial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T18:58:42Z No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T19:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-24T19:03:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21851980.pdf: 2062848 bytes, checksum: 2b07403967f48d0e8ffbeb255a689db6 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectJiu-jitsupt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.titleO Jiu-jitsu como inclusão social no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorCustódio, Rômulo de Abreupt_BR
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