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dc.contributor.authorOliveira, Caio Marco Queiroga de-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:00:12Z-
dc.date.available2019-06-25T19:00:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Caio Marco Queiroga de. Metodologias de inclusão para alunos com deficiência visual no âmbito escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13182-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo trazer referências bibliográficas a fim de compreender todo um processo de inclusão de deficientes visuais no âmbito escolar, metodologias inclusivas, o papel da escola e dos docentes envolvidos, suas capacitações necessárias para um melhor proveito do andamento individual de cada aluno, o papel do estado em relação às questões administrativas e estruturais necessárias para receber pessoas com necessidades educativas especiais em classes regulares, pois o Estado deve se comprometer com a inclusão e oferecer mecanismos que permitam as escolas e os profissionais da educação estarem preparados para lidar com situações como estas. Os resultados da pesquisa constataram uma falha no que se refere à formação continuada de professores, o que acarreta em despreparo e desconhecimento de certas necessidades individuais dos alunos portadores de necessidades especiais, bem como a deficiência visual. Projetos de ação em conjunto de um corpo docente se fazem necessários para encontrar caminhos metodológicos para receber alunos deficientes visuais sem que o exclua do convívio com alunos ditos “normais” pela sociedade. A inclusão deve ser projetada de uma forma igualitária, e de suma importância para ambas às partes, sendo comprovado o benefício da aprendizagem em conjunto, do respeito ao próximo, do conhecimento das limitações dos colegas em sala e um convívio harmonioso entre os alunos. Sendo assim, a Educação física propicia a inclusão de diversas maneiras, através do lúdico e do trabalho que desenvolve suas capacidades físicas básicas, necessárias para uma formação autônoma do deficiente visual, refletindo em sua vida diária, em seu cognitivo e em seu psicológico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-25T18:52:23Z No. of bitstreams: 1 21908492.pdf: 1911694 bytes, checksum: 9e126c38e4cc9d8ece6d28d94b14b6da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-25T19:00:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21908492.pdf: 1911694 bytes, checksum: 9e126c38e4cc9d8ece6d28d94b14b6da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-25T19:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21908492.pdf: 1911694 bytes, checksum: 9e126c38e4cc9d8ece6d28d94b14b6da (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleMetodologias de inclusão para alunos com deficiência visual no âmbito escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2017-
dc.identifier.orientadorSantos, Táciopt_BR
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