Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13192
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise comparativa entre orçamentos elaborados com composições de preço unitário de dois bancos de dados – SINAPI e TCPO: estudo de caso no Distrito Federal
Authors: Freitas, Plínio Lerner Borges
metadata.dc.identifier.orientador: Costa, Flavio de Queiroz
Abstract: Atualmente o mercado da construção civil tem se tornado cada vez mais competitivo e a engenharia de custos tem ajudado bastante o setor a se desenvolver, pois através do orçamento pode-se prever o nível de rentabilidade de um empreendimento resultando no aumento da confiança e diminuindo os riscos. Este trabalho apresenta um estudo orçamentário comparativo de um projeto unifamiliar de baixa renda em Brasília-DF tomando como referência duas bases de dados orçamentárias distintas, a saber, o Sistema Nacional de Pesquisas e Custos da Construção Civil (SINAPI) da CAIXA e a Tabela de Composições de Preços para Orçamento (TCPO) da PINI. Foram escolhidas as Composições de Preço Unitário (referentes ao mês agosto de 2017) e realizado o comparativo entre cada serviço sendo analisado e comparado todos os valores e índices. Ao final do orçamento foi verificada uma pequena diferença entre os orçamentos (0,4% a mais no SINAPI em relação ao TCPO), porém entre as Composições de Preço Unitário houve distorções significativas, demonstrando divergências de valores e produtividades entre os bancos de dados, com valores entre 7,44% e 84,93%.
Keywords: Sistema Nacional de Pesquisas e Custos da Construção Civil - CAIXA
Tabela de Composições de Preços para Orçamento - PINI
Citation: FREITAS, Plínio Lerner Borges. Análise comparativa entre orçamentos elaborados com composições de preço unitário de dois bancos de dados – SINAPI e TCPO: estudo de caso no Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13192
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21160337.pdf889.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.