Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13193
metadata.dc.type: TCC
Title: Intervenção para recuperação estrutural de concreto armado com corrosão de armadura em um edifício residencial no Plano Piloto
Authors: Nacfur, Caio Henrique de Almeida Skaf
metadata.dc.identifier.orientador: Mota, Neusa M. B.
Abstract: Das principais manifestações patológicas que afetam as estruturas em concreto armado, a corrosão de armadura é considerada uma das mais agressivas, pois pode comprometer a capacidade de resistência da estrutura de forma muito severa. Os principais agentes iniciadores da corrosão das armaduras são a carbonatação e o ingresso de íons agressivos, como os íons cloreto, no interior da estrutura. O objetivo do presente trabalho é apresentar um estudo de caso no qual foi executada uma intervenção em um edifício a fim de se recuperar parte de sua estrutura, já deteriorada pela corrosão. Para o entendimento do assunto, será feita uma revisão bibliográfica sobre a corrosão de armaduras e seus principais mecanismos de atuação, além dos seus agentes instigadores e suas formas de tratamento. Para o estudo de caso, foram levantadas todas as áreas nas quais a reparação seria necessária e acompanhou-se o processo executivo da recuperação estrutural, a fim de se fazer uma comparação com as principais técnicas de recuperação das estruturas comprometidas por tal manifestação. Os resultados foram satisfatórios e todas as regiões foram devidamente recuperadas, possibilitando certamente à estrutura um prolongamento de sua vida útil e aumentando a qualidade da edificação.
Keywords: Concreto Armado
Intervenção estrutural
Recuperação estrutural
Citation: NACFUR, Caio Henrique de Almeida Skaf. Intervenção para recuperação estrutural de concreto armado com corrosão de armadura em um edifício residencial no Plano Piloto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13193
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21213217.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.