Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13218
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estudo da bicicleta dobrável. uma aplicação da teoria do comportamento planejado |
Authors: | Melo Filho, Carlos José Mourão |
metadata.dc.identifier.orientador: | Velloso, Mônica Soares |
Abstract: | A Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior) – TCP, de AJZEN (1991) recebeu grande atenção de pesquisadores da área de transportes nos últimos anos. Com a importância do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades, teorias comportamentais passaram a integrar estudos de transportes que utilizam deslocamento ativo (andar a pé e andar de bicicleta) contribuindo para a chamada Psicologia dos Transportes. Dessa forma a bicicleta tornou-se objeto de análise por diversos pesquisadores. O principal objetivo deste trabalho é entender a intenção do usuário em adquirir bicicletas dobráveis em Brasília (Plano Piloto), utilizando a TCP como teoria de base. A TCP fornece as principais variáveis que auxiliam a explicar a intenção e o comportamento. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 106 respondentes, sendo aplicada em duas instituições educacionais de Brasília, sendo uma pública (UnB) e outra particular (UniCEUB). O procedimento de análise foi realizado por modelagem de equações estruturais por meio de técnicas estatísticas multivariadas utilizando o software SPSS. O modelo proposto apresentou bons índices de ajuste, replicando parcialmente a metodologia proposta pelo projeto CONDOR. Os resultados indicam que a atitude influencia significativamente a intenção de adquirir bicicletas dobráveis, o controle percebido e a incerteza percebida apresentaram baixa correlação, demonstrando que o modelo dobrável é pouco conhecido em Brasília. A norma subjetiva não apresentou efeito significativo na intenção de compra. Os resultados revelaram características dos usuários em adquirir bicicletas dobráveis e permitiu a avaliação e construção de um modelo teórico que explicasse o número pouco expressivo de bicicletas dobráveis. |
Keywords: | Bicicleta dobrável Teoria do Comportamento Planejado |
Citation: | MELO FILHO, Carlos José Mourão. Estudo da bicicleta dobrável. uma aplicação da teoria do comportamento planejado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13218 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21334638.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.