Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13219
metadata.dc.type: TCC
Title: Propostas de sistemas construtivos para fachada baseadas em características, propriedades, custo e benefício dos materiais
Authors: Resende, Mariana Dumont de Oliveira
metadata.dc.identifier.orientador: Cunha, Jorge
Abstract: Os revestimentos de fachada são um dos subsistemas mais relevantes de uma edificação, pois são responsáveis não só pela estética e valorização do empreendimento, mas por proteger contra intempéries e garantir sua durabilidade. Por sua importância econômica e técnica, os sistemas construtivos usados nas fachadas passam por evoluções, com o emprego de novas tecnologias, sendo importante conhecê-los em sua totalidade para que a especificação por um determinado revestimento seja feita analisando todas as variáveis. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é conhecer as características de quatro materiais (revestimento cerâmico, pintura, placas de ACM e placas de granito) usados em fachada, as formas de execução, manutenção e possíveis patologias e analisar os custos de execução. Para assim comparar as vantagens e desvantagens ao especificar cada revestimento de fachada. A metodologia proposta foi baseada em estudos bibliográficos e em um estudo de caso, em que os materiais foram aplicados numa mesma edificação, para terem os mesmos condicionantes locais e áreas de aplicação. E assim, permitirá a análise do custo-benefício de cada material.
Keywords: Revestimento de fachada
Revestimento com pintura
Revestimento com placas de granito
Revestimento cerâmico
Revestimento com placas de ACM
Citation: RESENDE, Mariana Dumont de Oliveira. Propostas de sistemas construtivos para fachada baseadas em características, propriedades, custo e benefício dos materiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13219
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21334669.pdf20.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.