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metadata.dc.type: TCC
Title: Análise dos efeitos do recalque em um edifício de concreto armado com apoios elásticos e discretizados
Authors: Silva Júnior, Inácio Viração da
Abstract: Nos projetos de fundações, é comumente utilizado um processo simplificado para a consideração dos recalques da estrutura, no qual são calculados os recalques teóricos das fundações isoladas, o que não avalia a real rigidez de todos os elementos da estrutura. Já no projeto de estruturas, normalmente os apoios são considerados como engastes, o que não ocorre na realidade, porque as fundações sofrem recalques que geram esforços adicionais não previstos em projeto. Com base neste problema, existem métodos que podem auxiliar na obtenção destes esforços adicionais. Pode-se considerar a interação solo-estrutura, que consiste em avaliar a deformação das fundações conjuntamente com a estrutura, com o objetivo de obter o modelo estrutural mais próximo da realidade. Pode-se considerar também os apoios elásticos, com a hipótese de Winkler, em que o solo é visto como um meio elástico onde as deformações são proporcionais ao carregamento somente onde a carga é aplicada, sendo então uma maneira simplificada para a consideração dos recalques, devido a não avaliar a plastificação do solo e a continuidade do mesmo. Tais estudos mostram que ao considerar os recalques na estrutura conjuntamente com as fundações, ocorre a redistribuição dos esforços nos elementos estruturais e uniformização dos recalques. Portanto, esta ferramenta é essencial para uma avaliação mais precisa dos esforços da estrutura e consequentemente das fundações.
Keywords: Apoio elástico
Recalques teóricos
Concreto armado
Citation: SILVA JÚNIOR, Inácio Viração da. Análise dos efeitos do recalque em um edifício de concreto armado com apoios elásticos e discretizados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13230
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ECI - Graduação

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