Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13233
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação de resultados do ensaio tecnológico não destrutivo de esclerometria com a utilização de corpos de prova moldados em laboratório
Authors: Junqueira, Gabriel Garcia
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Jorge Antônio da Cunha
Abstract: O presente trabalho tem por meio apresentar novas e vantajosas formas de identificar problemas em estruturas de concreto armado. Os ensaios não destrutivos (END) são técnicas utilizadas na engenharia para que a estrutura a ser diagnosticada seja para manutenção, construção, fabricação ou inspeção não seja danificada. Os END incluem métodos capazes de proporcionar informações e a quantidade de defeitos em respeito a um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas. Os principais ensaios não destrutivos são: Pacômetria, Ultrassonografia, Esclerometria, Termografia, entre outros. O trabalho aqui presente tem por meio avaliar três diferentes resistências de concreto, sendo elas, de 15 a 20 MPa, 25 a 30 MPa e o terceiro com resistência acima de 35MPa. O foco do trabalho é dar ênfase no ensaio não destrutivo de Esclerometria - que tem como principal função a avaliação da dureza superficial do concreto endurecido e fazer uma análise correlacionando o ensaio destrutivo de Compressão. Analisar friamente os dados e fazer ponderações sobre a veracidade da aplicação do método não destrutivo. Os ensaios foram realizados com vigas feitas em laboratório de 350mm x 350mm e o ensaio de rompimento a compressão foram executados com corpos de prova cilíndricos de 100mmx200mm.
Keywords: Ensaio não destrutivo
Concreto armado
Esclerometria
Compressão
Citation: JUNQUEIRA, Gabriel Garcia. Avaliação de resultados do ensaio tecnológico não destrutivo de esclerometria com a utilização de corpos de prova moldados em laboratório. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13233
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21408408.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.