Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13235
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação do desempenho do ensaio não destrutivo de pacometria para verificação do cobrimento e posicionamento de barras de aço
Authors: Pedroza, Luis Felipe Minieri
metadata.dc.identifier.orientador: Oliveira, Jorge Antônio
Abstract: As edificações possuem uma vida útil, e que com o passar dos anos devido a desgastes naturais, efeitos de sobrecarga e ataques do meio ambiente, perdem sua durabilidade. As edificações devem passar por manutenções preventivas e corretivas, para que sua vida útil prolongue ao invés de ser reduzida. Os ensaios não destrutivos são de grande importância para uma análise diagnóstica de como se encontra a estrutura do empreendimento e é altamente recomendado por ser um ensaio que não danifica a estrutura. Alguns dos principais ensaios não destrutivos são: Pacômetria, Ultrassonografia, Esclerometria e Termografia. O presente trabalho tem como objetivo analisar a precisão do ensaio tecnológico não destrutivo de pacometria aplicado em seis protótipos de diferentes resistências, com diferentes cobrimentos e diâmetros da armadura. Os moldes executados possuem dimensões de 34cm x 34cm x 8cm. O aparelho utilizado denominado pacômetro localiza a armadura e identifica o seu cobrimento através de ondas eletromagnéticas de baixa frequência. O cobrimento da armadura é de grande relevância principalmente em lugares aonde são classificados com alto grau de agressividade, devido ao contato do meio ambiente com o concreto, por elementos que podem vir a contaminar o concreto, como CO² , podendo fazer com que ocorra uma perda do desempenho estrutural de um empreendimento.
Keywords: Ensaios não destrutivos
Concreto armado
Pacometria
Citation: PEDROZA, Luis Felipe Minieri. Avaliação do desempenho do ensaio não destrutivo de pacometria para verificação do cobrimento e posicionamento de barras de aço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13235
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21416451.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.