Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13247
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo do impacto no uso de metodologias ágeis e planejamento de curto prazo na execução de obra residencial unifamiliar
Authors: Loureiro, Humberto Araújo
metadata.dc.identifier.orientador: Costa, Flávio de Queiroz
Abstract: Planejamento e gestão de obras de construção civil são itens que determinam o sucesso de um empreendimento, mas de nada vale um plano minucioso se a comunicação do mesmo com a equipe de trabalho em obra não acontece de maneira clara. Esta pesquisa explorou a possibilidade de aplicar a metodologia Last Planner e a metodologia ágil Scrum de modo a auxiliar no planejamento de curto prazo de uma obra residencial unifamiliar, objeto desse estudo de caso. Através da aplicação do Last Planner nas duas primeiras semanas de estudo e na aplicação das metodologias Scrum juntamente com o Last Planner nas duas últimas semanas, foi feita uma análise exploratória e descritiva acerca do caso. Os resultados obtidos através do índice de Percentuais de Planos Concluídos foram de 43% na semana 1; 25% na semana 2; 25% na semana 3; e 83% na semana 4, sendo possível concluir que é viável utilizar metodologias ágeis em conjunto com as tradicionais em obras de construção civil, onde as melhorias mais significativas são nos aspectos da comunicação e agilidade no replanejamento.
Keywords: Metodologia ágil
Construção civil
Citation: LOUREIRO, Humberto Araújo. Estudo do impacto no uso de metodologias ágeis e planejamento de curto prazo na execução de obra residencial unifamiliar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13247
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21458413.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.