Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13252
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo comparativo dos deslocamentos de vigas de concreto armado entre a análise não-linear e as prescrições normativas: NBR 6118, ACI 318, FIB e EUROCODE
Authors: Heringer, Leonardo de Sousa
metadata.dc.identifier.orientador: Vieiralves, Guilherme Freire
Abstract: Atualmente existem diversos métodos para estimar o comportamento dos materiais estruturais usados na construção civil. Devido a complexidade de análises estruturais, é necessário que sejam desenvolvidos métodos simplificados para determinação de deformações em estruturas de concreto armado. O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento de vigas de concreto armado submetidas à solicitações imediatas e de longa duração. Desenvolve-se uma análise não linear das seções para referenciar o comportamento mais próximo do real. Apresenta-se os métodos simplificados descritos por meios das prescrições normativas NBR 6118, FIB, ACI 318 e Eurocode 2 para determinação de deslocamentos na peça estrutural estudada. Com isso, são apresentados os resultados de flecha obtidos por cada método e por fim a comparação técnica entre os mesmo. Foi verificado que os métodos CEB e Eurocode 2 são os que mais se aproximam do real, enquanto que, os métodos NBR e ACI se mostram defasados.
Keywords: Viga de concreto armado
Método simplificado
Citation: HERINGER, Leonardo de Sousa. Estudo comparativo dos deslocamentos de vigas de concreto armado entre a análise não-linear e as prescrições normativas: NBR 6118, ACI 318, FIB e EUROCODE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13252
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21466670.pdf868.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.