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dc.contributor.authorAzevedo, Emygail Lorena Silva-
dc.date.accessioned2019-07-01T13:36:09Z-
dc.date.available2019-07-01T13:36:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Emygail Lorena Silva. Análise da demanda para o trem de passageiro semiurbano Brasília X Luziânia e o impacto na mobilidade na área metropolitana de Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13253-
dc.description.abstractNas cidades localizadas em regiões metropolitanas no Brasil o uso do transporte individual motorizado tem sido a principal escolha nos deslocamentos diários das pessoas. Com a elevação da taxa de motorização, essas cidades sentem cotidianamente as externalidades negativas do modelo tais como congestionamentos e consequentes atrasos, aumento do número de acidentes, entre outros. Estudos recentes concluíram ser possível utilizar o trecho ferroviário entre as cidades de Luziânia/GO e Brasília/DF para o transporte de pessoas com a implantação de cinco estações entre Luziânia e a antiga Rodoferroviária do Distrito Federal. Importante ressaltar que esta linha férrea, no passado, já operou na mobilidade de passageiros. Espera-se que, com a implantação de um trem de passageiro semiurbano entre Luziânia e Brasília, ocorra uma migração dos modos rodoviários, seja individual ou público, gerando significativos impactos positivos na mobilidade urbana da região. O serviço de transporte ferroviário de passageiros potencializa grandes benefícios sociais, econômicos e ambientais, possui alto nível de eficiência na utilização de combustíveis, confiabilidade, segurança e qualidade. A despeito das inúmeras vantagens, o Brasil figura no cenário internacional com uma participação muito tímida no que diz respeito ao transporte de passageiros por trilho. Na Periferia Metropolitana de Brasília, a implantação do trem de passageiro semiurbano poderia contribuir com a redução dos níveis de utilização da malha rodoviária e seus diários congestionamentos, em especial nas rodovias BR-040 e na rodovia distrital DF-003 (EPIA), bem como as externalidades negativas do uso do transporte rodoviário, em especial os acidentes e a emissão de partículas e gases poluentes. A metodologia dessa pesquisa consistiu em levantar os dados socioeconômicos da população de Luziânia, bem como os dados relacionados ao automóvel e ao ônibus através da plataforma Google Maps e o Site Moovit, com isso, foi possível aplicar um questionário para a população da cidade goiana utilizando a técnica de Preferência Declarada, através da plataforma Google Forms. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo que avaliasse a demanda transferida para o trem de passageiros semiurbano Brasília e Luziânia e seus impactos no deslocamento entre essas cidades. Com o levantamento dos dados foi possível obter-se uma pesquisa quantitativa, que mostra que cerca de 34% da população de Luziânia migraria para o modal ferroviária, além disso, com a implantação de trem seriam retirados das vias mais de 5 mil veículos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-28T13:39:55Z No. of bitstreams: 1 21467567.pdf: 2949724 bytes, checksum: 9d12aeca0d58c34ab400391bfb786485 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-01T13:36:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21467567.pdf: 2949724 bytes, checksum: 9d12aeca0d58c34ab400391bfb786485 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-01T13:36:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21467567.pdf: 2949724 bytes, checksum: 9d12aeca0d58c34ab400391bfb786485 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte ferroviário de passageiropt_BR
dc.subjectTécnica de preferência declaradapt_BR
dc.titleAnálise da demanda para o trem de passageiro semiurbano Brasília X Luziânia e o impacto na mobilidade na área metropolitana de Brasíliapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2018-
dc.identifier.orientadorVelloso, Mônica Soarespt_BR
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