Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13253
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise da demanda para o trem de passageiro semiurbano Brasília X Luziânia e o impacto na mobilidade na área metropolitana de Brasília |
Authors: | Azevedo, Emygail Lorena Silva |
metadata.dc.identifier.orientador: | Velloso, Mônica Soares |
Abstract: | Nas cidades localizadas em regiões metropolitanas no Brasil o uso do transporte individual motorizado tem sido a principal escolha nos deslocamentos diários das pessoas. Com a elevação da taxa de motorização, essas cidades sentem cotidianamente as externalidades negativas do modelo tais como congestionamentos e consequentes atrasos, aumento do número de acidentes, entre outros. Estudos recentes concluíram ser possível utilizar o trecho ferroviário entre as cidades de Luziânia/GO e Brasília/DF para o transporte de pessoas com a implantação de cinco estações entre Luziânia e a antiga Rodoferroviária do Distrito Federal. Importante ressaltar que esta linha férrea, no passado, já operou na mobilidade de passageiros. Espera-se que, com a implantação de um trem de passageiro semiurbano entre Luziânia e Brasília, ocorra uma migração dos modos rodoviários, seja individual ou público, gerando significativos impactos positivos na mobilidade urbana da região. O serviço de transporte ferroviário de passageiros potencializa grandes benefícios sociais, econômicos e ambientais, possui alto nível de eficiência na utilização de combustíveis, confiabilidade, segurança e qualidade. A despeito das inúmeras vantagens, o Brasil figura no cenário internacional com uma participação muito tímida no que diz respeito ao transporte de passageiros por trilho. Na Periferia Metropolitana de Brasília, a implantação do trem de passageiro semiurbano poderia contribuir com a redução dos níveis de utilização da malha rodoviária e seus diários congestionamentos, em especial nas rodovias BR-040 e na rodovia distrital DF-003 (EPIA), bem como as externalidades negativas do uso do transporte rodoviário, em especial os acidentes e a emissão de partículas e gases poluentes. A metodologia dessa pesquisa consistiu em levantar os dados socioeconômicos da população de Luziânia, bem como os dados relacionados ao automóvel e ao ônibus através da plataforma Google Maps e o Site Moovit, com isso, foi possível aplicar um questionário para a população da cidade goiana utilizando a técnica de Preferência Declarada, através da plataforma Google Forms. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo que avaliasse a demanda transferida para o trem de passageiros semiurbano Brasília e Luziânia e seus impactos no deslocamento entre essas cidades. Com o levantamento dos dados foi possível obter-se uma pesquisa quantitativa, que mostra que cerca de 34% da população de Luziânia migraria para o modal ferroviária, além disso, com a implantação de trem seriam retirados das vias mais de 5 mil veículos. |
Keywords: | Transporte ferroviário de passageiro Técnica de preferência declarada |
Citation: | AZEVEDO, Emygail Lorena Silva. Análise da demanda para o trem de passageiro semiurbano Brasília X Luziânia e o impacto na mobilidade na área metropolitana de Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13253 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | ECI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21467567.pdf | 2.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.