Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13274
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da expansão urbana em áreas suscetíveis a deslizamentos rasos presentes no condomínio Sol Nascente, Distrito Federal, Brasil
Authors: Amaral, Bruna Luisa
metadata.dc.identifier.orientador: Bahia, Gabriela de Athayde Duboc
Abstract: Movimentos de massa constituem eventos desastrosos, especialmente em áreas tropicais e montanhosas, onde estes processos são intensificados pelas atividades antrópicas. A ocupação urbana crescente e indiscriminada em áreas desfavoráveis, sem o planejamento adequado do uso do solo e incorporação apropriada de técnicas de estabilização, tem resultado em acidentes relacionados a processos dessa natureza que, muitas vezes, levam proporções de desastres. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a rápida expansão urbana que ocorreu nos últimos anos no condomínio Sol Nascente, localizado na cidade satélite de Ceilândia, Distrito Federal, situando este crescimento em relação às áreas com tendência a desenvolvimento de eventos de movimentos de massa. Para tanto, foram utilizadas imagens de satélite da série Landsat para os anos de 2011 e 2017, as quais foram classificadas quanto ao uso e ocupação do solo a partir da avaliação do seu comportamento espectral. De forma paralela, um mapa de ameaça a ocorrência de deslizamentos rasos dado em termos probabilísticos é utilizado e confrontado com a malha urbana estabelecida. O resultado da pesquisa permitiu verificar a tendência de ampliação da malha urbana e observar se o adensamento se direciona no sentido de áreas que apresentam susceptibilidade a ocorrência de movimentos de massa. Como conclusão, pode-se afirmar que a abordagem metodológica baseada em uma ferramenta de detecção remota, combinada com modelos de estabilidade de encostas, estabelecida em sistemas de informação geográfica, se mostra eficiente para estudos de uso e ocupação do solo, assim como para fins de planejamento urbano.
Keywords: Movimento de massa
Expansão urbana
Landsat
Citation: AMARAL, Bruna Luisa. Avaliação da expansão urbana em áreas suscetíveis a deslizamentos rasos presentes no condomínio Sol Nascente, Distrito Federal, Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13274
Issue Date: 2018
Appears in Collections:ECI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21752371.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.