Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13407
metadata.dc.type: TCC
Title: Mídia e videogames: diálogo entre estudos de gênero e a corporeidade
Authors: Santos, Matheus Costa dos
metadata.dc.identifier.orientador: Madureira, Ana Flávia
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a feminilidade, a masculinidade e a corporeidade têm sido representadas na mídia. A Psicologia Cultural e os estudos interdisciplinares de gênero são as principais bases teóricas utilizadas. Em termos metodológicos, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, articuladas com imagens pré-selecionadas, com jovens adultos de classe média, mulheres e homens. Na construção, análise e interpretação das informações foram transcritos os áudios gravados das entrevistas e feita a análise de conteúdo temática, a partir de três categorias analítico-temáticas. Os resultados indicaram que a mídia, atualmente, ainda não expandiu as representações midiáticas para que os estereótipos de gênero vigentes pudessem passar por transformações, ou seja, a predominância de representações voltadas ao público masculino, heterossexual e branco. Além disso, a objetificação da mulher ainda se faz presente de forma massiva na mídia, dando espaço para concepções das mulheres como “posses” dos homens. Como possibilidade interessante na expansão das representações, discute-se a possibilidade dos jogos eletrônicos como narrativas imersivas que podem abranger representações das minorias sociais que passam por processos de discriminação, como as mulheres, a população negra e a população trans.
Keywords: Mídia
Videojogo
Discriminação
Psicologia
Gênero
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13407
Issue Date: Jun-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21606705.pdf767.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.