Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13431
metadata.dc.type: Monografia
Title: Correspondência verbal nos relatos acerca do desempenho nas lutas de Taekwondo
Authors: Conceição, Samuel da Rocha
Abstract: Este estudo investigou a correspondência verbal na sequência faze-dizer nas lutas de Taekwondo quando apresentado consequências para relatos específicos e para o treino de correspondência com atletas amadores, além de investigar os relatos quando não produzem consequências específicas. Participaram da pesquisa três atletas com idade entre 18 e 35 anos praticantes de Taekwondo, com pelo menos seis meses de treino. O “fazer” consistiu em acertar golpes válidos no oponente ao longo de lutas de treino e “dizer” consistiu em pronunciar uma sílaba específica para relatar que acertou o golpe (marcou um ponto). O experimento contou com quatro condições experimentais sendo Linha de Base I, Reforçamento de Verbalização, Treino de Correspondência e retorno à Linha de Base. Os resultados mostraram que o reforço da correspondência foi condição para um aumento na correspondência nos relatos, assim como o reforçamento do relato de pontos foi condição para o baixo nível de correspondência. Ocorreu, também, que os golpes com uma execução simples e os com uma execução complexa foram mais fáceis de o atleta discriminar se acertou ou se errou, além de, que ocorreu uma maior correspondência no final da sequência de tentativas do que no final de cada tentativa. Assim, o presente estudo contribui para aumentar o número de pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada ao esporte.
Keywords: Correspondência fazer-dizer
Relato de acerto
Golpe x acerto
Taekwondo
Luta
Adulto
Citation: CONCEIÇÃO, Samuel da Rocha. Correspondência verbal nos relatos acerca do desempenho nas lutas de Taekwondo. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13431
Issue Date: Jun-2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21498380.pdf451,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.