Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13432
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O processo psicoterápico infantil em gestalt-terapia: ótica de profissionais |
Authors: | Braga, Daniela Peixoto |
metadata.dc.identifier.orientador: | Silva, Ilsimara Moraes da |
Abstract: | Essa pesquisa tem como objetivo compreender o processo psicoterápico infantil na perspectiva da Gestalt-terapia. Com a finalidade de ampliar a percepção sobre o respectivo tema, realizou-se entrevistas com três psicólogas clínicas que possuem formação em Gestalt-terapia e que atendem crianças. As três entrevistadas possuem mais de 20 anos de experiência com psicoterapia infantil dentro dessa abordagem. Esta monografia configura-se como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo, descrita por Bardin (2004). Por meio deste estudo compreendeu-se que a atuação das três psicoterapeutas estava em conformidade com o arcabouço teórico da Gestalt-terapia. Observou-se também que, apesar de suas atuações pautarem-se na mesma abordagem teórica, pode-se verificar algumas dessemelhanças com relação às suas práticas clínicas. Supõe-se que tais divergências podem estar associadas às suas trajetórias acadêmicas e pessoais diferentes. |
Keywords: | Psicoterapia infantil Desenvolvimento infantil Gestalt-terapia |
Citation: | BRAGA, Daniela Peixoto. O processo psicoterápico infantil em gestalt-terapia: ótica de profissionais. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13432 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20945925.pdf | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.