Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13435
metadata.dc.type: Monografia
Title: Con(vivendo) com as vozes: a convivência como estratégia de cuidado para ouvidores de vozes
Authors: Pessoa, Virgínia Medeiros de Paula
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo refletir como a convivência pode ser considerada uma estratégia de cuidado para ouvidores de vozes (o termo ouvidores de vozes nesse presente trabalho se refere a pessoas que ouvem vozes que ninguém mais escuta). Esse estudo tem como premissa relacionar os aspectos que regem a convivência em saúde mental com a noção de despatologização do fenômeno de ouvir vozes. A pesquisa discorre sobre a experiência de um grupo de ouvidores de vozes, dentro de um serviço substitutivo de saúde mental, inspirado nos princípios da Luta Antimanicomial – particularmente na perspectiva de despatologização da Intervoice. O texto traz breves contextualizações sobre a perspectiva histórica e cultural do fenômeno de se ouvir vozes e sobre o cenário atual dos modelos de atenção psicossocial vigentes no Brasil, mais especificamente os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A partir de uma análise reflexiva sobre o presente estudo, unindo teoria e vivências - que foram documentadas por meio de diários de campo e duas entrevistas– tornou-se possível evidenciar que a convivência tem caráter terapêutico para ouvidores de vozes, e que impacta na vida do sujeito tanto individualmente como coletivamente. Através dela é possível criar vínculos e dar voz a essas vozes que por muitas vezes foram silenciadas.
Keywords: Ouvidor de vozes
Convivência social
Saúde mental
Citation: PESSOA, Virgínia Medeiros de Paula. Con(vivendo) com as vozes: a convivência como estratégia de cuidado para ouvidores de vozes. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13435
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21320660.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.