Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13437
metadata.dc.type: Monografia
Title: O modo hegemônico de constituição das masculinidades e suas interfaces com as violências: uma análise das relações de poder
Authors: Ladeira, Yara de Barros
Abstract: Com o intuito de proporcionar reflexões acerca das múltiplas práticas de violência perpetradas no cotidiano e suas interrelações com as questões de gênero, a presente pesquisa adotou como bases teóricas a Psicologia Cultural e os Estudos Feministas e de Gênero. Foram estabelecidos, ainda, diálogos a partir de contribuições teóricas provenientes da Psicanálise e do pós-estruturalismo, apoiado em discussões foucaultianas sobre o poder. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar como as construções identitárias relativas à masculinidade hegemônica impactam subjetivamente os homens e suas interfaces com o fenômeno da violência. Quanto à metodologia, inspirada na Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey, optou-se pela realização de seis entrevistas individuais semiestruturadas, com homens entre 18 e 35 anos, em conjunto com a apresentação de imagens previamente selecionadas. Para analisar e interpretar as informações construídas, utilizou-se a análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa indicam a complexidade e atualidade do tema, devido às mudanças macrossociais significativas sofridas nas últimas décadas no que tange às relações de gênero, ressaltadas pelos participantes que, em diferentes níveis, expressaram, concepções críticas ao machismo e à masculinidade hegemônica. Ainda assim, são evidenciadas implicações subjetivas em termos de sofrimento psíquico, decorrentes da forma com que as relações de poder estão, ainda hoje, estruturadas, diante do esforço constante em adequar-se a ideais arbitrários culturalmente almejados no tocante aos modos de exercer sua masculinidade.
Keywords: Masculinidade
Masculinidade hegemônica
Violência de gênero
Relação de poder
Citation: LADEIRA, Yara de Barros. O modo hegemônico de constituição das masculinidades e suas interfaces com as violências: uma análise das relações de poder. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13437
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21450120.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.