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dc.contributor.authorPlácido, Thaís Teixeira-
dc.date.accessioned2019-08-09T11:44:36Z-
dc.date.available2019-08-09T11:44:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPLÁCIDO, Thaís Teixeira. Efeito do tipo de regra sobre a sensibilidade comportamental em crianças autistas. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13441-
dc.description.abstractHá estudos na Análise do Comportamento que sugerem que autistas apresentam maior rigidez em seguir regras do que os demais indivíduos sem tal diagnóstico. O presente estudo tem como objetivo investigar essa hipótese, aferindo a sensibilidade comportamental de crianças autistas quando expostas a regras congruentes e incongruentes em uma tarefa de discriminações simples simultânea. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de autismo, entre seis e dez anos. Antes de iniciar o procedimento, foi realizada uma avaliação de preferência com os pais sobre os possíveis itens/brinquedos de preferência das crianças. Posteriormente, a mesma foi realizada com as crianças com o objetivo de validar os possíveis reforçadores ditados pelos responsáveis. Um Pré-teste também foi realizado antes de dar início à tarefa, com a finalidade de verificar se os participantes tinham familiaridade com economia de fichas e seguimento de regras. A tarefa do experimento foi dividida em três condições experimentais: regra congruente, regra discrepante com mudança não sinalizada da contingência e regra congruente novamente. Na tarefa, uma regra era emitida pelo áudio do computador e a criança deveria clicar em uma das imagens, animal ou fruta, apresentadas da tela, de acordo com a regra. Caso a regra congruente fosse seguida, o participante ganhava pontos, estes eram acumulados e, ao final de cada condição experimental, a criança poderia trocar por um brinquedo de sua preferência. Concomitantemente com os pontos, um Smile era apresentado na tela também para reforçar o comportamento do participante de clicar na tentativa correta. Em contrapartida, quando a regra não era seguida, o participante não recebia pontos. Nesse caso, um “emoticon” com expressão de tristeza aparecia na tela dizendo “Você errou”. Os dados foram analisados com base no desempenho dos participantes na tarefa aplicada e mostraram que crianças com diagnóstico de autismo leve tendem a se comportar de acordo com a contingência vigor, mais do que com a própria regra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-01T19:08:36Z No. of bitstreams: 1 21486662.pdf: 3089654 bytes, checksum: 675bbcae7017c0ce827319d675764df0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21486662.pdf: 3089654 bytes, checksum: 675bbcae7017c0ce827319d675764df0 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do comportamentopt_BR
dc.subjectSensibilidade comportamentalpt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.titleEfeito do tipo de regra sobre a sensibilidade comportamental em crianças autistaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorMedeiros, Carlos Augusto dept_BR
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