Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDiniz, Ana Vitória-
dc.date.accessioned2019-08-09T11:49:46Z-
dc.date.available2019-08-09T11:49:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDINIZ, Ana Vitória. A dança como conteúdo escolar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13447-
dc.description.abstractA dança é um dos conteúdos da Educação Física escolar de suma importância para o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e afetivo do aluno, buscando discutir os principais problemas e dificuldades apontadas na dança nas escolas, contribuindo para o seu desenvolvimento no contexto escolar. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar se os alunos gostam da prática da dança nas aulas de educação física, contando com a participação de 27 estudantes de ambos os sexos, que responderam a um questionário fundamentado em Meneguzzi e Voser. Fundamentou-se em referenciais bibliográficos de 1996 a 2012. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, com a aplicação de um questionário contendo dez questões abertas, de caráter exploratório. A amostra foi composta por 27 alunos, do Ensino Fundamental I, de uma escola particular de Brasília-DF, de ambos os sexos, sendo 40% meninos e 60% meninas, com idade entre 12 a 16 anos, buscando analisar o interesse e seu comprometimento com a modalidade da dança. O estudo verificou que a dança como conteúdo escolar não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física sendo, assim prejudicial aos alunos. Verificou-se também que os alunos gostam de dançar e que para eles, a escola é lugar de ensinar dança. Observou-se que há interesse por parte dos alunos em ter aula de dança como conteúdo escolar, já que, mais da metade da amostra expressou gostar da mesma. Concluímos, ressaltando ser necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e da escola, na conscientização sobre a importância do desenvolvimento da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-02T12:36:13Z No. of bitstreams: 1 21553138.pdf: 2897057 bytes, checksum: 613fa12287b28e0825d76dbfdcb6a23c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:49:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21553138.pdf: 2897057 bytes, checksum: 613fa12287b28e0825d76dbfdcb6a23c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T11:49:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21553138.pdf: 2897057 bytes, checksum: 613fa12287b28e0825d76dbfdcb6a23c (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectConteúdo curricularpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleA dança como conteúdo escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2019-
dc.identifier.orientadorPinto, Celeida Belchior Garcia Cintrapt_BR
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21553138.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.