Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13516
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise prospectiva da associação dos valores de 25(OH) vitamina D com a composição corporal e o perfil metabólico em indivíduos obesos ou com sobrepeso
Authors: Pereira, Lethícia de Castro
metadata.dc.identifier.orientador: Sousa, Gabriela Resende Vieira de
Abstract: Introdução: O sobrepeso e a obesidade são resultado de uma condição clínica multifatorial que se relacionam com a SM e diversas comorbidades como HAS, DM tipo 2 e dislipidemia, que por sua vez são importantes fatores de risco cardiovasculares. O papel da vitamina D no metabolismo ósseo é bem determinado, contudo, sua importância na fisiopatologia da obesidade e SM ainda é pouco esclarecida. Objetivo: Correlacionar os valores de vitamina D com a composição corporal e a RI, e avaliar a associação da deficiência de vitamina D com o perfil metabólico, em indivíduos com sobrepeso ou com obesidade baseados na análise dos parâmetros antropométricos e da bioimpedância. Materiais e métodos: Estudo analítico, prospectivo, transversal, com delineamento observacional de caráter quantitativo e descritivo. Realizado entre agosto de 2017 e março de 2018. Os indivíduos foram submetidos à avaliação clínica (questionário e medidas antropométricas), análise da composição corporal por bioimpedância e coleta de exames para avaliação do perfil metabólico laboratorial. Resultados: Foram avaliados 136 indivíduos, sendo 53 indivíduos incluídos na pesquisa, e essa amostra obteve idade média de 37,47 anos, 47,1% do sexo feminino, IMC médio de 29,4Kg/m2 sendo, 66% classificados com sobrepeso, 28,3% em obesidade grau I, 3,8% grau II e 1,9% grau III. Em relação à bioimpedância identificamos uma média de porcentagem de massa muscular de 29,51% e de gordura corporal de 35,54%, considerado uma alta taxa de gordura corporal. Os valores de vitamina D não se correlacionaram com as variáveis de RI (p: 0,226 r: - 0,169) e de composição corporal (p: 0,560 r: - 0,082). Em análise univariada os indivíduos com deficiência de vitamina D apresentaram maiores valores de enzimas hepáticas, TGO (p: 0,105 r: 0,007) e TGP (p: 0,216 r: 0,032), contudo, esses achados não se confirmaram em modelo ajustado analisado nos valores de TGO (p: 0,135) e TGP (p: 0,790). Conclusões: Os níveis séricos de ix vitamina D não se correlacionaram com a composição corporal e os índices de RI. Assim como, a deficiência de vitamina D não se associou ao perfil metabólico desses indivíduos.
Keywords: Obesidade
Vitamina D
Síndrome Metabólica
Resistência à insulina
Citation: PEREIRA, Lethícia de Castro. Análise prospectiva da associação dos valores de 25(OH) vitamina D com a composição corporal e o perfil metabólico em indivíduos obesos ou com sobrepeso. Monografia (Graduação em Medicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13516
Issue Date: 2019
Appears in Collections:MED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21300938.pdf847.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.