Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13519
metadata.dc.type: Monografia
Title: Estudo comparativo entre eficácia da Vancomicina X Gentamicina na prevenção de infecção superficial e profunda do esterno em pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular
Authors: Fialho, Felipe de Holanda
Abstract: INTRODUÇÃO: A mediastinite e a deiscência esternal são complicações graves em pacientes submetidos à esternotomia, com aumento da morbimortalidade. A incidência varia (0,15 a 8%) e ocorre entre o 10º e o 20º dia de pós-operatório. A vancomicina tópica nas bordas do esterno parece reduzir a incidência de infecção esternal, mas pode favorecer o surgimento de resistência a antibióticos e nefrotoxicidade. Diante disso, a gentamicina passa a ser uma alternativa para a prevenção de infecção com menor nefrotoxicidade e menor probabilidade de resistência. OBJETIVO: Comparar o uso tópico da vancomicina ao da gentamicina, como profilaxia para infecção superficial ou profunda em pacientes submetidos à esternotomia mediana. MÉTODOS: Estudo prospectivo, randomizado, com coleta retrospectiva de dados, onde 28 pacientes, submetidos à esternotomia mediana, foram divididos em dois grupos: Grupo A (14 pacientes) que fizeram uso vancomicina tópica e Grupo B (14 pacientes) que fizeram uso de gentamicina tópica, aplicada na medula osso esterno, após esternotomia e antes da esternorrafia. RESULTADOS: Não houve diferença estatisticamente significativa nas características epidemiológicas dos grupos estudados. No Grupo A, não houve infecção superficial ou profunda. Apenas um pacientes do Grupo B apresentou infecção superficial no pós-operatório. Em ambos os grupos, não foram diagnosticados casos de mediastinite, nem mortalidade. CONCLUSÃO: Na série estudada, o uso de gentamicina se equiparou ao uso de vancomicina na prevenção de infecção superficial e profunda do osso esterno. Entretanto, faz-se necessário a ampliação da amostra para confirmação desse resultado.
Keywords: Mediastinite
Vancomicina
Gentamicina
Antibioticoterapia
Deiscência do Esterno
Infecção do Esterno
Profilaxia
Citation: FIALHO, Felipe de Holanda. Estudo comparativo entre eficácia da Vancomicina X Gentamicina na prevenção de infecção superficial e profunda do esterno em pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular. 2019. Monografia (Graduação em Medicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13519
Issue Date: 27-May-2019
Appears in Collections:MED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21395997.pdf897,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.