Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13526
metadata.dc.type: TCC
Title: As contribuições do modelo de classificação dimensional dos Transtornos de personalidade do DSM V: uma revisão da literatura
Authors: Gomes, Alexandre de Ângelus Azerêdo Delfino
metadata.dc.identifier.orientador: Benevides, Lucas Silveira
Abstract: Objetivo: O presente trabalho visa realizar uma revisão bibliográfica abordando os aspectos históricos, clínicos e teóricos relacionados ao modelo alternativo de avaliação dos transtornos de personalidade disposto na quinta edição do DSM. Metodologia: Esta revisão foi elaborada a partir da seleção e posterior consulta de livros-texto e artigos pesquisados na base de dados PubMed e Scielo. Resultados: Foram identificadas falhas importantes bem descritas na literatura em relação ao modelo de diagnóstico categórico atual: comorbidade diagnóstica, limites imprecisos, cobertura inadequada, heterogeneidade, base científica deficitária, incapacidade de retratar a especificidade dos transtornos de personalidade, avaliação ineficiente da gravidade. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação trouxe contribuições importantes no campo da psiquiatria. Estudos indicam que modelos dimensionais podem ajudar a diminuir essas falhas, fornecendo melhores orientações na prática clínica com um grau de confiabilidade razoável e bom embasamento científico. Conclusão: O modelo dimensional para transtornos de personalidade do DSM-V retrata as nuances dos transtornos de maneira mais precisa. O desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica trouxe avanços importantes. Os modelos dimensionais apresentam uma abordagem mais adequada nos aspectos onde o modelo categórico demonstra falhas, com maior grau de confiabilidade, embora também possuam limitações. Evidencias apontam que a abordagem mais adequada para os transtornos de personalidade será constituída de um modelo híbrido (categórico e dimensional), reunindo as características positivas de ambos e há evidencias na literatura que embasam essa ideia. Para tanto são necessários mais estudos utilizando as atuais ferramentas disponíveis para que se tenha o embasamento científico adequado.
Keywords: Transtornos de personalidade
Modelo dimensional
Dimensões da personalidade
Inventário de personalidades
Seção III DSM-V
Citation: GOMES, Alexandre de Ângelus Azerêdo Delfino. As contribuições do modelo de classificação dimensional dos Transtornos de personalidade do DSM V: uma revisão da literatura. 2019. Monografia (Graduação em Medicina) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13526
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:MED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21397251.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.